24ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS: 73 FILMES

A Festa do Cinema Francês volta ao grande ecrã com muitas novidades. De 05 de outubro a 09 de novembro, a Festa percorrerá dez cidades do país: Lisboa, Almada, Beja, Évora, Faro, Coimbra, Lagos, Oeiras, Porto e Viseu.

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, em colaboração com a Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal.

Segundo a Katia Adler (da Direção e Programação do evento):

“No campo da estrutura de programação, mantêm-se as secções habituais – AntestreiasInéditosCinema à MesaACIDCineJovemSegunda Chance e Foco — acrescidas de novas iniciativas: Cinema e MemóriaPronto a Filmar e Meia Noite em Lisboa. As Antestreias em Portugal referem-se a obras recém-produzidas em França. Há também uma grande seleção de filmes inéditos nas salas de cinema portuguesas. No seguimento do êxito, no ano passado, da secção Cinema à Mesa, dedicada à gastronomia, apresentamos este ano mais uma novidade: a secção Pronto-a-Filmar (alusão a prêt-à-porter) composta por dois filmes dedicados à temática da moda. Novamente, no âmbito da parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion – ACID, exibimos dois filmes que integram a lista de onze títulos que compõem o já tradicional programa CINEJOVEM. A pensar também no público mais jovem, outra inovação será a secção Meia Noite em Lisboa, a qual, como o nome indica, se realiza precisamente à primeira hora da madrugada. Estas ocasiões, com a presença de Djs e apelar à adesão do público para juntarmo-nos numa verdadeira festa, são inspiradas pelo espírito de rebeldia e criatividade presente nos filmes exibidos. Como não poderia deixar de ser, celebramos o regresso da tão querida secção Segunda Chance, cujo sucesso nas duas últimas edições da Festa confirma haver filmes que, de facto, merecem novas oportunidades de serem vistos no grande ecrã.

​Na Festa, valorizamos imenso os encontros pessoais. Entre amigos, famílias e colegas, sim, mas também, e muito em especial, os encontros entre quem faz e quem aprecia cinema. Este ano, temos a alegria de receber duas realizadoras que além de viverem e produzirem em França, partilham a origem portuguesa. Assim, Cristèle Alves Meira, será alvo da secção Foco, com a exibição da sua premiadíssima longa-metragem, Alma Viva, além de uma mostra inédita com suas quatro curtas-metragens. Contamos também com a prestigiosa presença da enorme Maria de Medeiros, na secção Cinema e Memória, para apresentar uma cópia restaurada do seu filme, Capitães de Abril, antecipando as celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, a terem lugar no próximo ano.

Parceira incontornável da Festa, desta vez a Cinemateca Portuguesa fará uma retrospetiva do multipremiado ator e realizador, Nicolas Philibert, exibindo 18 filmes com a sua própria presença.

A Festa começa no Cinema São Jorge e percorre o território português com muita alegria! Venham festejar connosco!”

Os filmes poderão ser vistos nas seguintes salas:

PORTO

17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Alameda

24 outubro – 20h30 ─ Batalha Centro de Cinema

24 a 28 outubro ─ Teatro Rivoli

26 a 31 outubro ─ Cinema Trindade

COIMBRA

18 a 21 outubro ─ TAGV

VISEU

25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Forum Viseu

 OEIRAS

19 a 22 outubro ─ Auditório Municipal Eunice Muñoz

25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Oeiras

LISBOA

5 a  15 outubro ─ Cinema São Jorge

17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Amoreiras

Novembro ─ Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

ALMADA

10 a 14 outubro ─ Auditório Fernando Lopes-Graça

 ÉVORA

25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Évora Plaza

 BEJA

7 a 9 de novembro ─ PAX JULIA – Teatro Municipal

LAGOS

25 a 28 outubro ─ Biblioteca Municipal

 FARO

18 a 21 outubro ─ Cinema NOS Fórum Algarve

Para mais informações sobre os preços dos bilhetes, consulte aqui o site do evento.


Se gostou desta notícia, comente e compartilhe com os seus amigos e familiares!

Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | Tik Tok

Veja também:

Encontros Cinematográficos no Fundão para aproximar público e autores, de 11 a 14 de agosto

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES