A Festa do Cinema Francês volta ao grande ecrã com muitas novidades. De 05 de outubro a 09 de novembro, a Festa percorrerá dez cidades do país: Lisboa, Almada, Beja, Évora, Faro, Coimbra, Lagos, Oeiras, Porto e Viseu.
A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, em colaboração com a Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal.
Segundo a Katia Adler (da Direção e Programação do evento):
“No campo da estrutura de programação, mantêm-se as secções habituais – Antestreias, Inéditos, Cinema à Mesa, ACID, CineJovem, Segunda Chance e Foco — acrescidas de novas iniciativas: Cinema e Memória, Pronto a Filmar e Meia Noite em Lisboa. As Antestreias em Portugal referem-se a obras recém-produzidas em França. Há também uma grande seleção de filmes inéditos nas salas de cinema portuguesas. No seguimento do êxito, no ano passado, da secção Cinema à Mesa, dedicada à gastronomia, apresentamos este ano mais uma novidade: a secção Pronto-a-Filmar (alusão a prêt-à-porter) composta por dois filmes dedicados à temática da moda. Novamente, no âmbito da parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion – ACID, exibimos dois filmes que integram a lista de onze títulos que compõem o já tradicional programa CINEJOVEM. A pensar também no público mais jovem, outra inovação será a secção Meia Noite em Lisboa, a qual, como o nome indica, se realiza precisamente à primeira hora da madrugada. Estas ocasiões, com a presença de Djs e apelar à adesão do público para juntarmo-nos numa verdadeira festa, são inspiradas pelo espírito de rebeldia e criatividade presente nos filmes exibidos. Como não poderia deixar de ser, celebramos o regresso da tão querida secção Segunda Chance, cujo sucesso nas duas últimas edições da Festa confirma haver filmes que, de facto, merecem novas oportunidades de serem vistos no grande ecrã.
Na Festa, valorizamos imenso os encontros pessoais. Entre amigos, famílias e colegas, sim, mas também, e muito em especial, os encontros entre quem faz e quem aprecia cinema. Este ano, temos a alegria de receber duas realizadoras que além de viverem e produzirem em França, partilham a origem portuguesa. Assim, Cristèle Alves Meira, será alvo da secção Foco, com a exibição da sua premiadíssima longa-metragem, Alma Viva, além de uma mostra inédita com suas quatro curtas-metragens. Contamos também com a prestigiosa presença da enorme Maria de Medeiros, na secção Cinema e Memória, para apresentar uma cópia restaurada do seu filme, Capitães de Abril, antecipando as celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, a terem lugar no próximo ano.
Parceira incontornável da Festa, desta vez a Cinemateca Portuguesa fará uma retrospetiva do multipremiado ator e realizador, Nicolas Philibert, exibindo 18 filmes com a sua própria presença.
A Festa começa no Cinema São Jorge e percorre o território português com muita alegria! Venham festejar connosco!”
Os filmes poderão ser vistos nas seguintes salas:
PORTO
17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Alameda
24 outubro – 20h30 ─ Batalha Centro de Cinema
24 a 28 outubro ─ Teatro Rivoli
26 a 31 outubro ─ Cinema Trindade
COIMBRA
18 a 21 outubro ─ TAGV
VISEU
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Forum Viseu
OEIRAS
19 a 22 outubro ─ Auditório Municipal Eunice Muñoz
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Oeiras
LISBOA
5 a 15 outubro ─ Cinema São Jorge
17 a 20 outubro ─ Cinema NOS Amoreiras
Novembro ─ Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema
ALMADA
10 a 14 outubro ─ Auditório Fernando Lopes-Graça
ÉVORA
25 a 28 outubro ─ Cinema NOS Évora Plaza
BEJA
7 a 9 de novembro ─ PAX JULIA – Teatro Municipal
LAGOS
25 a 28 outubro ─ Biblioteca Municipal
FARO
18 a 21 outubro ─ Cinema NOS Fórum Algarve
Para mais informações sobre os preços dos bilhetes, consulte aqui o site do evento.
Se gostou desta notícia, comente e compartilhe com os seus amigos e familiares!
Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | Tik Tok
Veja também:
Encontros Cinematográficos no Fundão para aproximar público e autores, de 11 a 14 de agosto