Brasileiros desesperados com suspensão dos voos entre Brasil e Portugal

Com voos de Portugal suspensos, brasileiros passam a noite no aeroporto de Lisboa para pressionar pela volta.

LEIA TAMBÉM: Bares e restaurantes devem permanecer fechados até o final de abril em Portugal – Canal Portugal

LEIA TAMBÉM: ‘Portugal é barril de pólvora para Covid, país de idosos e fumantes’: descreve médico brasileiro – Canal Portugal

LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal?

São centenas de brasileiros que moram em Portugal, perderam o emprego por causa da pandemia, e agora não conseguem voltar para casa. “Não temos mais condições financeiras de nos manter aqui”, desabafa uma brasileira que não está trabalhando.

Menos de um ano desde a primeira onda da Covid-19, seis pessoas de duas famílias de imigrantes brasileiros voltaram a dormir no chão do aeroporto de Lisboa, como havia acontecido em abril e maio de 2020. Eles estão entre um grupo de aproximadamente 360 pessoas, reunidas em um grupo de WhatsApp, que têm passagens de volta ao Brasil compradas e pressionam o governo brasileiro para o fretamento de voos de repatriamento durante a proibição de viagens comerciais entre os dois países, que vigora desde 29 de janeiro e acaba de ser prorrogada até 1º de março.

A maior parte diz não ter condições de se manter em Portugal ou arcar com os custos extras de incluir uma conexão até o destino, alternativa para deixar o país recomendada pelo Consulado Geral do Brasil em Lisboa. As viagens foram suspensas devido ao agravamento da pandemia em Portugal depois das festas de Natal e ao temor da chegada de novas variantes do coronavírus encontradas no Brasil.

os mais lidos3350 times!

COMPARTILHAR