D. Isabel de Portugal – Rainha de Espanha e Imperatriz da Alemanha (1503-1539)

Este é o retrato póstumo de Isabel de Portugal (Lisboa, 24 de outubro de 1503 – Toledo, 1 de maio de 1539). Era filha do rei Manuel I de Portugal e sua esposa Maria de Aragão e Castela.
Foi a esposa de Carlos V e foi Rainha Consorte de Espanha, desde 1526 até sua morte, e também Imperatriz Consorte do Sacro Império Romano-Germânico a partir de 1530.

Sabe quem foi D. Luis I?

Inteligente e culta, criada no esplendor da mais rica corte europeia do seu tempo, Lisboa (Portugal), na educação da imperatriz participaram também, por influência de sua mãe, os castelhanos Beatriz Galindo, la Latina e o humanista Luís Vives. Foi regente em nome de Carlos V, entre 1528 e 1533, primeiro, e novamente de 1535 a 1538, enquanto o marido se ausentou, em guerra.

Além disso, teve muita importância em relação à educação do seu primogénito, que viria a ser Filipe II de Espanha, naquilo que diz respeito à transmissão da língua materna portuguesa, tendo sido criado e educado, durante a infância, por damas portuguesas ao serviço de sua mãe.
Isabel de Portugal tinha a tez alva, cabelos loiros e arruivados, olhos claros e grande elegância e foi conhecida como “a mulher mais bela de seu tempo“.

Autora do artigo: Ana Paula Bandeiras Morais

Doutoranda em História da Arte.
Mestre em História da Arte Portuguesa, F.L.U.P. (2009): “Francisco António Silva Oeirense (1797-1868): o pintor e o poder”.
Licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Livre – Porto (1984).
Investigadora Convidada do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
LinkedIn

Se gostou desta publicação, comente e compartilhe com os seus amigos e familiares!

Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | Tik Tok

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES