Número de portugueses imigrando para o Brasil cresceu muito em 2019

Cidadãos lusos estão voltando a imigrar para o Brasil, mas ainda assim longe dos números verificados em 2013.

LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal? – Canal Portugal

LEIA TAMBÉM: Portugal reinventa turismo para recuperar economia local no pós-pandemia

LEIA TAMBÉM: Portugal vai inaugurar a maior ponte suspensa para pedestres do mundo

Emigração portuguesa para o Brasil cresceu. (Foto-CWB)

Dados divulgados ontem pelo Observatório da Emigração revelam que, durante 2019, entraram no Brasil 705 portugueses. Os valores revelados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública brasileiro e compilados pela investigadora Inês Vidigal mostram que ocorreu um aumento de quase 12%.

O mesmo organismo estatal contabilizou um total de 31297 entradas de estrangeiros no Brasil, tendo os portugueses representado 2,3% desse número final.

Assim, em 2018 e 2019, a emigração portuguesa para o Brasil cresceu 5% e 11,7%, respetivamente. Este crescimento contraria a tendência de decréscimo das entradas de portugueses em território brasileiro que se registava desde 2014.

Apesar desta mudança, o número de portugueses entrados no Brasil está ainda muito longe do observado em 2013, onde, na altura, entraram 2904 cidadãos lusos, por sinal o valor mais alto do período em análise.

A tendência recessiva verificada nos últimos anos traduziu-se numa perda relativa de importância da imigração portuguesa, explica a investigadora. Se em 2013, os portugueses representaram 4,7% das entradas de migrantes no Brasil, em 2019 representavam apenas 2,3%.

Português vs Brasileiro. A guerra das palavras e expressões !!!

os mais lidos1104 times!

COMPARTILHAR