Hélder Teixeira também proferiu insultos homofóbicos e sexistas ao participar de outra edição do reality, em 2020; assista.
LEIA TAMBÉM: De 15 a 2 mil euros: tênis de supermercado vira objeto de desejo na Europa – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal? – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Portugal vai inaugurar a maior ponte suspensa para pedestres do mundo
O participante Hélder Teixeira, do Big Brother Portugal, foi expulso do reality show, na quinta-feira (28), depois de proferir insultos homofóbicos, sexistas e de, diversas vezes, reproduzir a saudação nazista.
A emissora TVI, então, anunciou ao vivo a expulsão do participante, que veio da edição 2020 e estava na versão Duplo Impacto, que reúne ex-participantes de temporadas de anos anteriores do Bi Brother Portugal.
Em diversos vídeos, ele foi visto levantando os braços com a famosa saudação dos nazistas, que ascendeu durante a Segunda Guerra Mundial, sob o comando de Adolf Hitler e levou ao extermínio de milhões de pessoas, em sua grande maioria judeus.
“Abaixe o braço. Não faça isso, que isso é péssimo”, condenou Helena, uma participante. Ele, então, chega a marchar como as tropas de Hitler e debochar do assunto. “Não é grave nada, faz parte da história”, desdenhou ele.
O “big boss”, então, fez o anúncio diante de todos os outros participantes de que ele deixaria a competição. “Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar ou banalizar. O gesto que você fez simboliza milhões de mortos. Hélder sabe melhor que ninguém a importância das palavras e gestos no Big Brother, Por tudo isso, Hélder, deixou de ser bem-vindo na minha casa. Está expulso do Duplo Impacto. Pode se despedir dos seus companheiros e deixar a minha casa” (assista aos vídeos abaixo).
A TVI emitiu um comunicado para a imprensa sobre a decisão. “No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Hélder replicou uma conhecida saudação nazi depois de já o ter feito anteriormente e ter sido avisado por Quinaz e Helena quanto à gravidade do seu comportamento. O concorrente de Santa Maria da Feira parece não ter entendido a gravidade da situação e repetiu vários gestos inaceitáveis alusivos a esse marco tão negativo da história.”
“Não estava a espera de nada. De todo. Quando acontece uma situação desta somos avisados. Como eu sou de tal forma brincalhão e já fiz tantas vezes este gesto, não fazia a mínima ideia que isto ia ter esta proporção. Juro pela minha família”, declarou Hélder após deixar o programa.
Ao participar em 2020, Hélder também disparou insultos homofóbicos e sexistas. “Sei que lá fora devo estar passando a imagem de que sou mulherengo, mas não é isso. Eu prefiro ser mulherengo do que ser…”, comentou o português, dando sinal para o então participante Edmar, que é homossexual.
Após ser questionado, Hélder tentou se justificar dizendo que “adora esse tipo de pessoas” e completou com a clássica “eu tenho muitos amigos que são…” ao se referir a gays. Em outra situação, quando perguntado se ficava incomodado com demonstrações de afeto entre pessoas do mesmo sexo, soltou: “um casal normal, não. Agora… Não é incomodar, acho que se eu tiver sozinho, não. Mas com um filho, eu não sei”.