Bruno Viana fecha a zaga do Braga e sonha com voos mais altos

Por Lucas Loos.

Um dos pilares de uma das melhores defesas de Portugal, zagueiro almeja título português e uma chance na Seleção principal: “Aqui de Portugal mesmo teve o Felipe e o Militão convocados”.

LEIA TAMBÉM: Ídolo do Benfica, Luisão anuncia fim de carreira: “É como se fosse o primeiro dia da minha vida”

LEIA TAMBÉM: Brasileiro Soares garante vitória suada do Porto sobre o Tondela pelo Português

LEIA TAMBÉM: Raphinha marca, e Sporting estreia na Taça da Liga de Portugal com vitória

Bruno Viana é a contratação mais cara da história do Braga — Foto: Divulgação / Braga

O ex-cruzeirense Bruno Viana é um dos pontos fortes da defesa do Braga, que chega quase na metade do primeiro turno na liderança do Campeonato Português, ao lado do Benfica. Ele jogou todos os minutos possíveis (990) nos 11 jogos da equipe na temporada e ainda não saiu derrotado. Além disso, vem de seis vitórias nos últimos sete compromissos e soma quatro partidas sem sofrer gols, 36% dos jogos com clean sheet. O momento é tão bom que já vale o sonho de brigar com os gigantes do país.

– Acredito que é possível, sim. Temos um elenco muito bom, um time equilibrado e estamos conseguindo fazer boas partidas neste início de campeonato. Claro que é super complicado enfrentar Benfica, Porto e Sporting, pela história que eles têm e também o maior investimento financeiro, mas o Braga é um clube em ascensão, já se estabeleceu como um dos melhores no país e podemos dar este salto rumo ao troféu – disse durante uma entrevista.

Bruno Viana é peça importante do sistema defensivo do Braga — (Foto: Divulgação / Braga)

A boa fase não é de agora. Na temporada passada, terminou o Campeonato Português na quarta posição, com 75 pontos, e apenas 29 gols sofridos (média de 0,85 gol por jogo – o quarto melhor desempenho da competição). Com Bruno Viana em campo, foram 13 partidas sem a defesa ser vazada – ou 37% dos jogos (sem ele, esse índice cai para 11%).

– Difícil falar em segredo (para o bom momento da defesa). Acho que o motivo dos bons resultados e o baixo número de gols sofridos é o fato de conseguirmos cumprir bem as orientações que a comissão técnica nos dá. Temos um material muito vasto antes de todos os jogos, os treinos durante a semana são de grande qualidade e, em campo, nós conseguimos colocar em prática tudo que nos é passado. Desde o ano passado, com o (técnico) Abel (Ferreira) conseguimos um bom número de jogos sem sofrer gols e fizemos grandes apresentações. Felizmente, conseguimos manter o nível e também evoluir como equipe nesta temporada.

Dá uma olhada no anúncio do Braga, ao renovar por mais cinco anos com o zagueiro

Como é tradição no Braga, os brasileiros estão ao montes no elenco. São 13 ao todo, sendo mais da metade com presença constante na equipe titular. Ao lado de seus companheiros, o jogador de 22 anos pretende chamar a atenção de Tite com uma boa campanha no Português, ao mesmo tempo em que o treinador busca uma renovação na zaga – inclusive, buscando nomes em terras lusas.

“Tenho percebido nestas primeiras convocações após a Copa do Mundo que o Tite está dando oportunidade para essa renovação na zaga brasileira e em todas as posições de forma geral”.

– Aqui de Portugal mesmo teve o Felipe e o Militão sendo convocados do setor defensivo. Acho que a comissão técnica tem feito uma grande observação dos talentos que o Brasil tem.

Bruno Viana é peça importante do sistema defensivo do Braga — Foto: Divulgação / Braga

Ele chegou às divisões de base do Cruzeiro em 2009 e ficou até 2016. Foram 20 jogos pelos profissionais da Raposa, com direito a uma chance na Seleção Sub-20 em 2015, que valeram uma transferência de € 2 milhões para o Olympiakos. Uma temporada depois se tornou a contratação mais cara da história do Braga, ao custo de € 3 milhões. Mesmo agora, ele não esquece das origens em Belo Horizonte.

– Tive boa parte da minha formação no Cruzeiro e sou extremamente grato pela oportunidade e pelo auxílio que tive no clube. Deixei muitos amigos por lá, entre funcionários e jogadores, e boas lembranças, inclusive consegui chegar à Seleção Sub-20 através do Cruzeiro também. Vejo os jogos quando o fuso e o calendário daqui permitem. Acompanhei a campanha deles na Copa do Brasil e fiquei muito feliz pelo título. Aproveito para parabenizar todos pela conquista – completou o zagueiro, que tem 46 jogos e cinco gols pela equipe portuguesa.

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?


os mais lidos395 times!

COMPARTILHAR