Portugueses e quem vive por aqui, terá que voltar mais cedo para casa na véspera de Ano Novo; nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro, a restrição começa às 13 horas.
LEIA TAMBÉM: Governo de Portugal garante que haverá vacinas para toda população – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal? – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Portugal reinventa turismo para recuperar economia local no pós-pandemia
O governo de Portugal impôs toque de recolher a partir das 23 horas em todo o país na noite de réveillon e restringiu o deslocamento a partir das 13 horas nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro. A medida, anunciada na quinta-feira (17), é uma forma de tentar reduzir a disseminação do coronavírus.
“Temos de cortar completamente celebrações do Ano Novo”, disse o primeiro-ministro português, António Costa, em entrevista coletiva.
Há duas semanas, Costa havia dito que o limite de permanência nas ruas durante a véspera de Ano Novo seria até 2h, mas voltou atrás com o surgimento de novos casos de Covid-19 no país.
Portugal foi um dos países da Europa menos afetados durante a primeira onda da doença, mas vem sofrendo mais agora nessa segunda onda. O país tem 362 mil casos confirmados e 5,9 mil mortos.
“O número de casos por semana está caindo, mas não tão rapidamente quanto antes”, disse o premiê português.
As restrições são mais leves no Natal: não há limite para quantas pessoas podem se reunir em casa para a ceia, e a proibição a viagens domésticas não será imposta entre os dias 23 e 26 de dezembro.