O programa Gap Year Portugal financiado pela Fundação Lapa do Lopo, é uma oportunidade imperdível para os jovens que desejam embarcar numa aventura de um ano pelo mundo. O objetivo do programa é incentivar os jovens a explorarem diferentes culturas, adquirirem experiências enriquecedoras e expandirem os seus horizontes.
A iniciativa irá disponibilizar um subsídio no valor de 6500€ a cada participante selecionado, que poderá ser utilizado para custear despesas relacionadas à viagem, como alojamento, alimentação, transporte e atividades culturais. Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos e estar disponíveis para dedicar um ano inteiro a essa experiência única.
O Gap Year Portugal é uma excelente oportunidade para os jovens mergulharem em novas aventuras, conhecerem diferentes países e culturas, desenvolverem competências pessoais e profissionais, e enriquecerem o seu currículo. Através dessa imersão em diferentes realidades, os participantes terão a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo e adquirir uma perspetiva global.
O programa visa promover Portugal como um ponto de partida para essas viagens, oferecendo aos jovens a oportunidade de representar o país e partilhar a sua cultura com as pessoas que encontrarem ao longo do caminho. Os participantes serão incentivados a documentar as suas experiências por meio de fotos, vídeos e relatos, compartilhando-os nas redes sociais e em eventos organizados pelo programa.
As candidaturas estão abertas até ao dia 9 de julho e podem ser feitas online. O desafio proposto pela associação implica que os jovens organizem um plano detalhado do seu gap year e expliquem o que gostariam de fazer durante o período sabático, especificando os lugares e o tipo de experiências nas quais gostariam de se envolver, de voluntariado a estágios. Devem também enviar o currículo e o comprovativo de habilitações. Essa é uma oportunidade única para os jovens aventureiros que desejam explorar o mundo, adquirir novos conhecimentos e viver uma experiência inesquecível.
O que é preciso para fazer a candidatura?
Os candidatos devem ter entre 18 e 27 anos, ter o ensino secundário (ou faculdade) concluído ou acabá-lo este ano. A iniciativa oferece :
- 5.000 euros a quem se candidatar individualmente;
- ou 6.500 euros no caso de uma candidatura a dois.