Por RFI.
Regiões mais atingidas foram Lisboa, Leiria e Coimbra, onde árvores foram arrancadas, tetos quebrados e áreas foram inundadas. O ciclone agora deve chegar ao norte da Espanha.
LEIA TAMBÉM: Mais de 700 bombeiros combatem incêndio em Portugal
LEIA TAMBÉM: Médico do Brasil pode revalidar diploma e atuar como clínico geral em Portugal
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
A tempestade Leslie atingiu Portugal neste domingo (14) de manhã, arrancando árvores, deixando centenas de milhares de casas sem eletricidade e parte do país em alerta máximo. O ciclone agora deve chegar hoje ao norte da Espanha, que se prepara para fortes chuvas.
Cerca de 27 pessoas ficaram levemente feridas, 325 mil estão sem fornecimento de energia elétrica e 61 desalojadas.
A Proteção Civil registrou quase 1.900 incidentes durante a noite do sábado e na madrugada deste domingo, a maior parte (perto de 1.200) por causa de quedas de árvores, às quais se somaram inundações e desabamento de estruturas.
Um total de 61 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas devido a danos ou quedas de árvores, embora a maioria já tenha retornado.
Também aconteceram alguns acidentes de trânsito e danos em “vários carros” que estavam estacionados na via pública, assim como fechamentos de estradas, que já foram reabertas.
A tempestade carrega fortes ventos e chuvas dias depois de enchentes mortais na ilha espanhola de Mallorca.
Segundo o presidente do Instituto de Meteorologia português, Jorge Miranda, o ciclone, que vagava pelo oceano Atlântico desde o dia 23 de setembro, se transformou em tempestade pós-tropical. Leslie já está deixando o território português, e a situação, diz o meteorologista, “voltará rapidamente ao normal”.
As regiões mais atingidas foram Lisboa, Leiria e Coimbra, onde árvores foram arrancadas, tetos quebrados e áreas foram inundadas. Centenas de milhares de pessoas ficaram sem eletricidade e tiveram que deixar suas casas.
“Nunca tinha visto nada parecido. A cidade parecia em guerra, com carros amassados por árvores que haviam caído”, declarou ao canal SIC um habitante de Figueira da Foz, cidade a 200 km no norte de Lisboa. “Ficamos bloqueados durante mais de uma hora na sala de espetáculos, sem eletricidade e telefone. As pessoas estavam muito preocupadas”, declarou.
Voos cancelados
Em Portugal, as autoridades recomendaram à população que mantivesse distância das áreas costeiras e evitasse deixar suas casas. No início da noite, fortes ondas começaram a quebrar nas areias das praias situadas no sul da capital portuguesa. A companhia aérea TAP chegou a cancelar sete voos com chegadas e partidas previstas em Lisboa.
A tempestade Leslie agora deve atingir as regiões de Astúrias, Leon e Cantábria, na Espanha, onde são esperadas fortes chuvas. A Defesa Civil do país pediu prudência aos motoristas e recomendou aos habitantes que ficassem longe das árvores e canteiros de obras.
Segundo os meteorologistas, Leslie é o ciclone mais poderoso que atingiu Portugal desde 1842. Nos últimos 176 anos, apenas o furacão Vince chegou à península Ibérica, no sul da Espanha, em 2005. Em outubro de 2017, os ventos violentos e a onda de calor que passaram por Portugal e na região da Galícia, na Espanha, provocaram diversos incêndios florestais, que deixaram cerca de 40 mortos.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?