Portugal cria selo de qualidade para limpeza em estabelecimentos turísticos

Certificação ‘Clean & Safe’ será dada a empresas que atenderem a novos padrões de higiene.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus destrói sonho de brasileiros em Portugal, e muitos penam para voltar

LEIA TAMBÉM: Filas por comida se multiplicam em Portugal, devido ao aumento do desemprego

LEIA TAMBÉM: Crise do coronavírus agrava adversidades de imigrantes brasileiros em Portugal

Selo ‘Clean & Safe’, criado pelo Turismo de Portugal para certificar estabelecimentos que atendem aos novos padrões de higiene e limpeza. (Foto: Turismo de Portugal / Divulgação)

Portugal ainda vive sob o estágio de emergência, imposto em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas o país já começa a pensar em como retomar a confiança de visitantes internacionais e viajantes domésticos quando a pandemia passar. Uma das medidas foi a criação do selo “Clean & Safe”, para empresas do setor turístico que atenderem a novos padrões de qualidade de limpeza e higiene.

O certificado já pode ser pedido por estabelecimentos como hotéis e agências de viagem, registrados junto à Autoridade Turística Nacional. O selo será dado às empresas que assegurem o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controle da Covid-19 e de outras eventuais infeções.

Selo ‘Clean & Safe’, criado pelo Turismo de Portugal para certificar estabelecimentos que atendem aos novos padrões de higiene e limpeza Foto: Turismo de Portugal / DivulgaçãoSelo ‘Clean & Safe’, criado pelo Turismo de Portugal para certificar estabelecimentos que atendem aos novos padrões de higiene e limpeza Foto: Turismo de Portugal / Divulgação
Ele terá validade de um ano e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

Quem for aprovado neste processo poderá exibir o certificado em seus estabelecimentos, tanto fisicamente quanto em páginas na internet e perfis em redes sociais. A ideia é dar ao consumidor mais um parâmetro de escolha na hora de contratar um serviço turístico.

A crise sanitária do novo coronavírus 19 atingiu em cheio o setor do turismo português, responsável por 8,7% do PIB daquele país. Segundo um estudo da consultoria britânica Oxford Economics, 2020 terá, no total, sete milhões de visitantes internacionais a menos do que os registrados em 2019, uma queda de 40% de um ano para o outro. Na Europa, só Itália e Espanha, os países mais afetados pela Covid-19 no continente, terão resultado pior.

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES