Depois que ter registrado recordes de contágio do coronavírus, Portugal anunciou a primeira reinfecção no país.
LEIA TAMBÉM: Portugal bate recorde de internados em UTI por Covid-19: ‘Situação descontrolada’
LEIA TAMBÉM: Brasileiros já podem viajar para Portugal?
LEIA TAMBÉM: Portugal já ultrapassa os 100 mil casos de covid-19
Uma mulher de 48 anos, moradora de Lisboa, voltou a apresentar sintomas da Covid-19 três meses depois de estar recuperada. O caso começou a ser investigado em outubro, mas somente agora o governo liberou a informação e protegeu o nome da paciente.
De acordo com o jornal Público, a portuguesa apresentou sintomas da doença no início de julho, tendo testado positivo ao novo coronavírus no dia 3. Ela, então, conseguiu se recuperar depois de 15 dias e os testes não detectaram mais a presença do vírus no organismo, porém vooltou a sentir os sintomas da doença. Um exame confirmou que ela estava novamente com o vírus.
Os casos de reinfecção são raros, mas médicos de vários países já registraram algumas exceções, inclusive no Brasil. Atualmente, o estado do Acre está investigando 15 pacientes que podem ter sido reinfestados pelo coronavírus.
O Ministério da Saúde brasileiro criou algumas regras que devem ser seguidos pelos médicos para identificar esses casos de reinfecção. Em uma delas, os resultados positivos de RT-PCR, que é a coleta de secreção do nariz ou garganta, também conhecido como Swab, devem ter sido feito com um intervalo de 90 dias entre os episódios de infecção respiratória. Outra medida é que a análise da primeira e da segunda amostra estejam bem conservadas.