Foram ofertados 298 lugares pela TAP, mas demanda foi muito maior, afirma companhia aérea; cerca de 400 brasileiros procuraram os consulados do país em Portugal, informou o governo brasileiro.
LEIA TAMBÉM: Bares e restaurantes devem permanecer fechados até o final de abril em Portugal – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: ‘Portugal é barril de pólvora para Covid, país de idosos e fumantes’: descreve médico brasileiro – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal?
Os bilhetes para o voo especial entre Lisboa e Guarulhos, acordado entre os governos de Brasil e Portugal para levar, na próxima sexta-feira (26), brasileiros retidos no país europeu, já estão esgotados, segundo a TAP, companhia aérea responsável pela operação. O voo comercial extraordinário foi anunciado pelo Itamaraty na sexta passada, após negociações com o governo português, que suspendeu as ligações aéreas entre os países no final de janeiro. Centenas ficaram sem conseguir voltar para o Brasil desde então.
Segundo a TAP, foram ofertados 298 assentos para o voo TP-3109 com destino a Guarulhos. Na noite de ontem ainda restavam algumas vagas na classe executiva, mas estas também não estão mais disponíveis. A empresa não quis revelar números, mas disse que a procura foi muito superior à capacidade da aeronave.
O governo brasileiro informou que cerca de 400 brasileiros procuraram os consulados do Brasil em Portugal nos últimos dias “relatando dificuldades ocasionadas pela suspensão de voos”. A assessoria da TAP disse apenas que esse número está muito aquém da real demanda que chegou para a empresa.
Estavam habilitados para o voo TP-3109 brasileiros e europeus com residência fixa no Brasil, disse a assessoria da TAP a reportagem. A companhia aérea, porém, foi liberada a vender os assentos a quem tivesse interesse, sem exigência de triagem prévia pelo Consulado Geral do Brasil em Portugal, bastando uma checagem padrão da documentação do passageiro.
Ainda segundo a assessoria, desde que o governo português determinou a suspensão dos voos entre Portugal e Brasil, devido ao agravamento da pandemia em Portugal e ao surgimento de novas cepas do coronavírus, a TAP criou um banco de cadastros on-line em seu site para passageiros interessados em voltar para o Brasil. A iniciativa, disse, facilitou a comunicação entre eles e a companhia aérea, que disparou e-mails aos cadastrados já na segunda-feira, antes de abrir as vendas para o voo anunciado três dias antes.
O voo está previsto para sair de Lisboa às 14h45 (horário local) do dia 26 de fevereiro, com previsão de chegada a Guarulhos às 21h40 do mesmo dia. A aeronave retornará para Lisboa no sábado, às 19h40.
Segundo o MRE, as exigências de documentação para viagem permanecem inalteradas, assim como a apresentação de teste negativo para Covid-19 e o preenchimento de formulário da Anvisa (declaração de saúde do viajante) para entrada no Brasil.
Ainda não há previsão de outros voos comerciais extraordinários, mas “o Itamaraty segue trabalhando para viabilizar a realização de novos voos enquanto durarem as restrições”, disse em nota enviada ao GLOBO.
A suspensão determinada por Portugal tem validade até 1º de março. A partir desta data já é possível encontrar passagens aéreas disponíveis, mas caso as restrições sejam novamente prorrogadas, os voos serão cancelados, informou a TAP.
No início do mês, uma reportagem mostrou a história de duas famílias de imigrantes brasileiros que chegaram a dormir no chão do aeroporto de Lisboa para pressionar o governo brasileiro a providenciar voos de repatriamento. Elas tinham passagens de volta ao Brasil compradas, mas não puderam embarcar devido à suspensão dos voos entre os países.
Um grupo de What’sApp com 360 pessoas foi formado após a probição dos voos. A maior parte delas diz não ter mais condições de se manter em Portugal, por terem perdido empregos por causa da pandemia, ou de arcar com os custos extras de incluir uma conexão até países que ainda mantêm voos para o Brasil, alternativa para deixar o país que até então era recomendada pelo Consulado Geral do Brasil em Lisboa.
No Brasil, portugueses tentam retornar a Portugal
Um voo TAP, que trará para Lisboa, portugueses retidos no Brasil, também já está lotado. O voo inclui 100 pessoas em situação considerada prioritária e uma ao abrigo do regime de repatriamento.
Tarifas triplicadas
Segundo a imprensa portuguesa, os passageiros portugueses ou residentes em Portugal que querem deixar o Brasil no voo de volta da TAP estão espantados com os valores cobrados pela empresa. Segundo o Jornal de Notícias, a TAP estipulou o preço de 1800 euros por pessoa, cerca do triplo do habitual, para o voo para Lisboa no próximo sábado. Ainda de acordo com o jornal, os valores são próximos dos mil euros no voo Lisboa-Guarulhos de sexta-feira.
“Fonte do Governo assegurou, ao JN [Jornal de Notícias], que estes valores não correspondem ao praticado, apesar de terem estado no site da TAP durante o dia de ontem. A companhia não respondeu ao JN”, afirmava o jornal nesta quarta.