5 castelos impressionantes para visitar em Portugal

Por CasaVogue.

O destino está na moda e, além da nova cena cultural, você pode (e vai!) se apaixonar pelos monumentos históricos do país.

LEIA TAMBÉM: Conheça Alentejo, uma das rotas de vinho mais belas em Portugal

LEIA TAMBÉM: Conheça o albergue de luxo em Portugal que foi eleito o melhor do mundo

O Castelo de Santa Maria da Feira não está em nossa lista, mas também vale aisita. (Foto-Reprodução)

Se você já foi a Portugal, provavelmente deve ter ido para Lisboa ou Porto, as cidades mais visitadas do país. É na capital que tem surgido restaurantes descolados, points de arte urbana e uma cena cultural quente, com a chegada em 2016 do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), por exemplo.

Mas visitar as cidades da região central do país também guarda os seus encantos. Com monumentos históricos impressionantes, a região é repleta de igrejas suntuosas e castelos medievais. Para aqueles que adoram conhecer lugares cheios de história, confira 5 castelos no centro de Portugal para visitar.

  • Castelo de Sortelha

Situado na vila de Sortelha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda, erguido sobre um maciço granítico, encontra-se o Castelo da Sortelha (Autor: Nuno Tavares)

Na fronteira com a Espanha, o Castelo de Sortelha foi uma importante construção para a defesa do território português no período medieval, já que sua localização privilegiada permitia o controle de todo o vale. Suas muralhas cercam a parte de Sortelha conhecida como “aldeia velha”, região com casinhas charmosas construídas em granito.

  • Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol localiza-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, região do Centro (Região das Beiras), em Portugal(Foto-Reprodução)

Situado em uma pequena ilha, o Castelo de Almourol é um dos monumentos medievais militares mais emblemáticos, que relembra a história da Ordem dos Templários e da Reconquista. O mais legal é que para chegar lá, é preciso fazer um curto passeio de barco pelo Rio Tejo.

  • Castelo de Ourém

O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém, em Portugal. (Foto-Reprodução)

Também com arquitetura militar, o Castelo de Ourém é uma das mais inovadoras obras do século 15 nesse estilo. Serviu como lar dos Condes de Ourém e, como fica no topo de uma colina, é visível de toda a cidade.

  • Castelo de Leiria

O Castelo de Leiria localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Leiria, em Portugal. (Foto-Reprodução)

Com uma bela vista da paisagem da cidade, o Castelo de Leiria é bastante agradável para um passeio, já que conta com mais atrações, como a Igreja de Nossa Senhora da Pena, os antigos Paços Reais e a torre de menagem (estrutura central de um castelo medieval).

  • Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar, no Ribatejo, localiza-se na freguesia de São João Baptista, na cidade e concelho de Tomar, distrito de Santarém, em Portugal. (Foto-Reprodução)

As muralhas do Castelo de Tomar abrigam o Convento de Cristo, sede de uma das ordens religiosas e militares mais emblemáticas do mundo, os Templários. A estrutura, classificada como patrimônio mundial pela UNESCO, foi ampliada e alterada ao longo dos séculos conservando influências de diversos estilos arquitetônicos.


os mais lidos706 times!

COMPARTILHAR