Conheça Alentejo, uma das rotas de vinho mais belas em Portugal

Por Elaine de Oliveira.

A Sommelière Elaine de Oliveira visita uma das regiões mais lindas de Portugal e lista as melhores vinícolas da região.

LEIA TAMBÉM: 5 castelos impressionantes para visitar em Portugal

LEIA TAMBÉM: Conheça o albergue de luxo em Portugal que foi eleito o melhor do mundo

LEIA TAMBÉM: Conheça Comporta, o balneário secreto do turismo de Portugal

Vinhedo da Herdade do Mouchão (Foto: Divulgação)

Portugal é o destino da vez para quem curte moda, design, gastronomia e é claro, vinho!
Fora o hypado trecho Lisboa-Porto, o país guarda verdadeiras pérolas, principalmente para os apreciadores do vinho.

O Alentejo é um desses lugares e, sem dúvida, uma das regiões vinícolas mais belas de Portugal. Com paisagens bucólicas, são horizontes de sobreiros – a árvore da qual se tira a cortiça para fazer rolha – azinheiras, oliveiras e vinhedos a perder de vista. Estive lá há três semanas, bem no meio do verão europeu e até lindos campos de girassóis tive a sorte de encontrar pelo caminho.

Claro que, sendo sommelière, meu foco no Alentejo era conhecer as vinícolas da região e me aprofundar na vinificação local para conhecer e entender as particularidades dos vinhos que fazem por lá.

Sobreiro na estrada, em Alentejo (Foto: Divulgação)

Localizado a menos de 100km de Lisboa, possui oito sub-regiões DOC (Denominação de Origem Controlada): Borba, Évora, Granja-Amarela, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira. Cada uma delas com personalidade singular fazendo vinhos totalmente diferentes, extraindo o melhor do terroir de cada local. Portugal possui mais de 250 uvas nativas diferentes e, conhecendo o Alentejo, se prepare para se surpreender com nomes de uvas que jamais ouviu falar na vida.

O ideal é alugar um carro ou contratar o serviço de um motorista para poder conhecer a região toda. A melhor cidade para se hospedar é certamente Évora, que fica numa região mais central, além de ser uma cidade linda, pitoresca e com ótimas sugestões de hospedagem e restaurantes.

Existe um local na cidade chamado Rota dos Vinhos do Alentejo. Vá lá e eles irão te ajudar em exatamente tudo o que é preciso em relação as vinícolas. Cedem mapas, preparam programas para visitas às adegas, provas de vinhos e tudo o que for necessário de suporte para que o seu tempo seja melhor aproveitado.

VINHOS DO ALANTEJO

Alentejo, em Portugal (Foto: Divulgação)
Conheça abaixo os destaques desta viagem imperdível:

Ravasqueira

Já na primeira vinícola que visitei, a Quinta da Ravasqueira, fui surpreendida pelo mais inusitado dos museus, uma seleção de carruagens impressionate. Além de produzirem vinhos incríveis – são eles que fazem, inclusive, o rosé de Portugal – não deixe de conhecer.

Cartuxa

Sugiro também marcar uma visita na Cartuxa, da Fundação Eugenio de Almeida, que é uma das mais tradicionais e famosas vinícolas do Alentejo. Me senti dentro de um livro de história durante todo o tempo em que estive por lá. Ao lado tem o Mosteiro da Cartuxa, construído em 1587, onde os monges cartuxos levavam uma vida solitária de oração e silêncio absoluto. É um lugar mágico e obrigatório conhecer.

Esporão

Outra vinícola tradicional e que vale muito ir é a Esporão. Com seus extensos vinhedos orgânicos, oliveiras centenárias, uma cave imensa e um restaurante com gastronomia impecável – foi o melhor almoço que tive em toda região. Vá e almoce por lá, não vai se arrepender, garanto.

Capela da Quinta Dona Maria (Foto: Divulgação)

Dona Maria

Estive também na Quinta Dona Maria, com uma casa belíssima de arquitetura barroca, construída no início do séc. XVIII e que tem uma história muito interessante: contam que a Quinta foi adquirida por D. João V para oferecer a uma cortesã, Dona Maria, por quem estava perdidamente apaixonado. Foi ela que deu o nome à Quinta e ao vinho que ali é produzido. Não deixe de conhecer a capela de Nossa Senhora do Carmo, construída dentro da propriedade em 1752, com azulejos pintados à mão. Uma obra de arte!

Tiago Cabaço

Já a vinícola do mais jovem vinhateiro do Alentejo, Thiago Cabaço, impressiona pela arquitetura super moderna e pelos vinhos que seguem o mesmo estilo. Foi o próprio que nos recebeu, cheio de sorrisos e de forma entusiasmada nos mostrou que não é à toa que se tornou famoso no mundo todo com seus vinhos. Tivemos a sorte de degustar boa parte deles, inclusive os dois mais famosos e premiados, que se chamam Blog e são incríveis!

João Portugal Ramos

Fui a João Portugal Ramos e foi, também, uma visita e tanto. Possuem uma vista belíssima dos vinhedos e uma fiz lá uma degustação de vinhos memorável.

Mouchão

A Herdade do Mouchão foi provavelmente uma das vinícolas que mais me emocionaram, pela simplicidade ainda mantida no local. Lagares de pisa pé preservados como se o tempo não tivesse passado foi outro lugar que me fez sentir dentro de um livro de história. Fora os vinhos que dispensam qualquer apresentação, são simplesmente incríveis.

Vinícola José de Sousa (Foto: Divulgação)

José Maria da Fonseca

Deixei por último a vinícola que mais me encantou num todo, a José de Sousa. Eles possuem um local somente para as ânforas de barro – que lá eles chamam de talha – utilizadas na vinificação dos seus vinhos. Foi outro lugar que me emocionei. Os vinhos são todos de impressionar, do mais simples ao mais top deles. E caso você tenha sorte, também conseguirá provar o famoso vinho de talha que eles produzem, aí vai conseguir entender o porquê da minha emoção.

Fora os vinhos impressionantes do Alentejo, a gastronomia do local é muito rica e dessas que a gente precisa fazer dieta antes de viajar, porque não dá vontade de parar de comer. Não deixe de provar o queijo de Évora, a açorda alentejana, enchidos e plumas de porco preto, amêijoas, cogumelos locais, pezinhos de porco de coentrada, lebre assada e os doces locais é claro, que são um capítulo à parte de tão maravilhosos.

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?


POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES