Por RALF FURTADO.
Marcelo Rebelo de Sousa lembra presença na posse do presidente da República no ‘Conversa com Bial’; confira o trecho da entrevista que foi ao ar ontem no programa Entrevista com Bial da Rede Globo.
LEIA TAMBÉM: Premiê de Portugal diz que vai renunciar se Parlamento aprovar aumento para professores
LEIA TAMBÉM: O caso da brasileira desaparecida em Portugal
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi o convidado do Conversa com Bial da segunda-feira, 6/5. O líder político, definido como conciliador e adorado pelo povo português, recebeu Pedro Bial no Palácio de Belém para um bate-papo e relembrou a presença na posse de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, em 1º de janeiro.
“Foi uma relação curta e naturalmente muito formal.”
Na ocasião, Rebelo de Souza disse que aquele era um “encontro entre irmãos” e contou que a declaração não foi bem recebida pela ala de esquerda portuguesa. O político explicou qual foi sua intenção com a frase.
“Era um encontro entre povos irmãos. Todo brasileiro é irmão do português. Todo português é irmão do brasileiro.”
“Não era dizer que tínhamos que pensar o mesmo. É a empatia que sempre há entre um brasileiro e um português.”
Presidente de Portugal comenta imigração em massa de brasileiros: ‘Descobriram que não é só o Manuel, não é só o padeiro’.
“As duas comunidades se descobriram. O Brasil descobriu que Portugal não era só o Manoel, o João, o padeiro, que vinha do século XIX, e Portugal descobriu que o brasileiro não era só aquele que vinha para Portugal por razões de crises econômicas e sociais no Brasil. O intercâmbio passou a ser a todo nível.”
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições