Por OGlobo.
Em 2018, número de brasileiros barrados pela Imigração mais que dobrou em relação ao ano anterior.
LEIA TAMBÉM: Número de brasileiros barrados em Portugal mais que dobrou em 2018
LEIA TAMBÉM: Dois brasileiros, empresários de futebol, são presos em Portugal por tráfico de pessoas
LEIA TAMBÉM: Transporte público em Portugal mais fácil com o Canal Portugal
Queridinho dos turistas brasileiros , Portugal não exige visto para quem viaja para permanecer por até 90 dias. Entretanto, é importante estar atento aos requisitos das autoridades portuguesas para entrar no país e o que é exigido na chegada aos aeroportos.
Em 2018, foi barrado um número sem precedentes de brasileiros em Portugal : foram mandadas de volta 2.856 pessoas, mais que o dobro do registrado em 2017 e o equivalente a 76% do total de pessoas enviadas para casa do balcão da imigração. São viajantes que se apresentaram nos aeroportos sem vistos adequados, sem apresentar motivo válido para entrada ou conseguir comprovar que é, de fato, turista.
Veja abaixo qual é a documentação de que você precisa para viajar como turista a Portugal sem enfrentar problemas na hora de entrar no país.
Passaporte
É necessário estar com o passaporte brasileiro em mãos para passar na imigração. A validade do documento deve superar em pelo menos três meses o período que o turista pretende permanecer em Portugal. Se o tempo pretendido de estada for maior do que 90 dias, é necessário obter visto.
Comprovante de estadia
O turista precisa comprovar que tem um lugar para se hospedar em Portugal. Ou seja, mostrar uma reserva de hotel ou alojamento semelhante. Para quem vai ser acolhido na casa de parentes, é imprescindível mostrar uma carta-convite do anfitrião, com o endereço da sua residência e a indicação de qual voo o turista vai pegar para posteriormente deixar o território português.
Passagens de ida e volta
É necessário ter em mãos as passagens de ida e de volta (ou, então, de saída para um terceiro país, caso o plano seja de seguir a viagem a outro destino depois de Portugal). A comprovação de que o turista já tem um voo reservado para retornar para casa é muito importante para indicar que os seus planos não são de permanecer sem autorização das autoridades no país por mais de 90 dias.
Seguro saúde
É obrigatório que o turista tenha contratado um seguro de saúde para entrar em Portugal e mostre documentação de comprovação. Esta é, inclusive, uma recomendação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil para qualquer viagem ao exterior, uma vez que os consulados e embaixadas brasileiros não têm autorização para arcar com eventuais custos de saúde de turistas em outros países.
Planos de viagem
Outro item que pode ser pedido pelas autoridades portuguesas são documentos que mostrem o itinerário da viagem. Servem, por exemplo, comprovante de reserva para uma excursão ou qualquer outro indicativo da sua programação turística. Se o viajante não tiver já passagem comprada, deverá mostrar que tem os meios financeiros para fazê-lo.
Em caso de viagem a trabalho, o itinerário turístico não é necessário. Mas pode ser pedido um comprovante das motivações profissionais do viajante. Por exemplo, o convite de uma empresa ou entidade para participar de algum evento; ou, então, um comprovante da intenção de comparecer a um congresso ou feira, por exemplo. O tempo máximo de 90 dias de estada também se aplica neste caso.
Meios de subsistência
É necessário que os brasileiros mostrem que têm os recursos necessários para permanecer em Portugal. Por isso, cada passageiro deve dispor de 75 euros na hora de entrar no país, além de outros 40 euros por dia de permanência. Quem comprovar ter já garantidas as condições de alojamento e alimentação durante a viagem poderá ser dispensado deste requisito. Os valores não precisam ser apresentados necessariamente em dinheiro vivo. Também servem cheques de viagem e cartões de crédito em mãos.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições