Dos 850 leitos de UTI alocados para casos de Covid-19, 843 leitos já estavam ocupados.
LEIA TAMBÉM: Portugal cai a pontuação mais baixa da década na tabela de combate à corrupção – Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Governo de Portugal garante que haverá vacinas para toda população
LEIA TAMBÉM: Quais são as “pegadinhas” na língua portuguesa para brasileiros em Portugal?
Portugal informou neste sábado (30) que tinha apenas sete leitos vagos em unidades de terapia intensiva (UTIs) instaladas para casos de Covid-19 em seu território continental. O país enfrenta um surto de infecções causadas pelo novo coronavírus que levou as autoridades a enviar alguns pacientes em estado grave para as ilhas portuguesas.
Dados do Ministério da Saúde mostraram que, dos 850 leitos de UTI alocados para casos de Covid-19, 843 leitos já estavam ocupados. O número é considerado um recorde. O país de 10 milhões de pessoas tem 420 leitos de UTI adicionais para pacientes com outras doenças.
Diante da explosão do número de mortes relacionadas à Covid-19 em uma agressiva terceira onda da pandemia em Portugal, as casas funerárias estão à beira do colapso e redobram a vigilância em matéria de segurança sanitária.
De acordo com dados coletados pela AFP, Portugal é atualmente o país mais afetado no mundo pela Covid-19, em proporção a sua população de 10 milhões de habitantes. Até o momento, o balanço total da pandemia chega a mais de 12 mil mortes, em que quase a metade ocorreu desde o início do ano.
O ministério disse que o número de infecções diárias foi de 12.435, caindo em relação ao recorde de quinta-feira, enquanto houve 293 mortes.
Portugal, que até agora registrou um total de 12.179 mortes e 711.018 casos de Covid-19, tem a maior média de sete dias de casos e mortes per capita do mundo, de acordo com o rastreador ourworldindata.org.