Abertas candidaturas para nova cooperativa com 98 apartamentos no Porto

A gestora profissional de cooperativas MOME abriu candidaturas para uma nova cooperativa de habitação que, situada na zona do Carvalhido, no Porto, terá 98 apartamentos e representa um investimento de 34 milhões de euros, foi esta quinta-feira revelado.

Em declarações à Lusa, o fundador e presidente da MOME, Francisco Rocha Antunes, esclareceu que o projeto começou a ser pensado há cerca de um ano e meio e se inspirou em modelos já criados em Madrid, capital espanhola. “As nossas cooperativas em relação às cooperativas históricas tem três características novas, são digitais, transparentes e sustentáveis”, referiu o fundador.

Designado de Hera.coop, o projeto contará com 98 apartamentos, distribuídos por um edifício com dois blocos, e 44 fogos de tipologia T0, 28 de tipologia T2 e 26 de tipologia T3. Este, que é o “primeiro projeto de grande escala” da MOME representa um investimento cooperativo de 34 milhões de euros, “consistindo numa oferta de habitação com preços a partir de 187 mil euros”.

Localizado no cruzamento entre a Rua de Monsanto e a Rua 9 de Abril, na zona do Carvalhido, o projeto do gabinete Hori.zonte prevê a utilização de métodos “construtivos inovadores e materiais sustentáveis”. Os interessados podem aderir à cooperativa através da submissão de uma proposta para avaliação da viabilidade financeira da MOME, após a qual será apresentado o projeto.

“O projeto está licenciado, portanto não há risco de licenciamento, que é muito forte em Portugal pelo tempo que pode demorar. Não tem risco de licenciamento, não tem risco de orçamento de construção nem do financiamento à construção, que já está contratualizado”, esclareceu, acrescentando que está é garantido um seguro de sinal.

Depois de reunidos todos os cooperadores, a construção avança, estimando Francisco Rocha Antunes que tal possa acontecer a partir de novembro.

Este é o segundo projeto cooperativo da MOME, depois de em Lavradores, em Vila Nova de Gaia, ter avançado com um projeto da autoria da Cerejeira Fontes Architects de 13 moradias (sete casas-jardim e seis casas-rio).

Criada em 2021, a MOME pretende construir entre quatro e cinco novas cooperativas por ano, fruto de um investimento cooperativo de 700 milhões de euros.

Conheça aqui o projeto Hera.Coop

Autor: Porto Canal


Notícias relacionadas

Governo vai piorar acesso à habitação para os portugueses. Agência que sucede ao SEF vai dinamizar acesso de migrantes a habitação

Carga fiscal prevista no Orçamento de Estado para 2024 (OE2024) é o mais elevado da história de Portugal!

Portugal é dos países da OCDE com impostos mais elevados sobre o trabalho

Investimento imobiliário de luxo em Portugal atrai mais de 250 mil brasileiros


Se gostou desta notícia, comente e compartilhe com os seus amigos e familiares!

Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | Tik Tok

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES