Ex-VJ da MTV vive no país há mais de dois anos com a família e desabafou em suas redes sociais sobre o assunto.
LEIA TAMBÉM: Lisboa aposta num transporte que respeita o distanciamento social: a bicicleta
LEIA TAMBÉM: Brasileiros já podem viajar para Portugal?
LEIA TAMBÉM: Brasileiros falam português ou “Brasileiro”???
Chris Nicklas recorreu a suas redes sociais nesta sexta-feira, 18, para falar sobre a xenofobia exercida sobre os brasileiros que moram em Portugal, país que vive com os filhos gêmeos Luca e Nina e o marido, Flavio Zangrandi. A ex-VJ da MTV e estudante de psicologia contou que é comum ser abordada, principalmente no ambiente acadêmico com insultos sobre a língua portuguesa.
“Eu não sei se todo mundo sabe, mas eu vivo em Portugal com meus filhos adolescentes, há dois anos e meio e eu vim aqui falar sobre um assunto que eu acho muito importante. Nós ouvimos aqui com muita frequência, tanto de amigos, de pessoas conhecidas e pessoas na rua, enfim, comentários do tipo ‘Você precisa aprender a falar português’, ou ‘Eu não estou entendendo o que você está falando’, ou ‘Você fala brasileiro’. Ou seja, de uma certa forma, um comportamento como se a gente tivesse que perguntar, a quem pertence a língua portuguesa”, afirmou.
Ela segue fazendo uma análise: “Esses comentários, vem acompanhados de um contexto educacional muito complicado, e comprometidos com valores errados, tanto no secundário, que é o ensino médio aqui, mas também na vida acadêmica. Eu faço faculdade aqui e posso dizer por experiência própria. Nesse contexto, há uma noção de que a língua portuguesa não nos pertence, não pertence aos brasileiros e que o nosso português é errado, inadequado, deformado”, ressaltou.
Chris ainda pontua: “Isso tudo vem acompanhado de algo que eu considero ainda pior que é o ensino. O ensino de uma história entre Portuga e Brasil, uma história com todos os fatos distorcidos. Professores e mesmo as pessoas fazem comentários do tipo ‘Portugal fez um favor ao Brasil tendo nos descoberto, ‘Que Portugal nos deu muito, inclusive a preciosa língua portuguesa’ que é realmente maravilhosa, não estou dizendo o contrário. Mas o fato é que ela não nos foi dada. Quando os portugueses chegaram ao Brasil foi enfiar goela abaixo dos indígenas a sua língua, a sua cultura, os seus valores, a sua religião, etc. Os indígenas eram obrigados a abandonar suas culturas”, informou.
Assista o relato completo: