Por OGLOBO.
Manifestações foram convocadas após índice de assassinato de mulheres bater recorde.
LEIA TAMBÉM: O caso da brasileira desaparecida em Portugal
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
LEIA TAMBÉM: A diferença entre títulos de filmes no Brasil e em Portugal
Cinco cidades portuguesas registraram protestos contra a violência de gênero, nesta quinta-feira, quando se comemora o Dia de São Valentim, celebrado por casais de namorados. No Porto, mulheres e homens levaram cartazes com palavras de ordem como “vivas, livres, unidas”, e “parem de nos matar”. Os protestos foram convocados após o assassinato de dez mulheres desde o início do ano, índice mais alto da História.
Durante os protestos, os manifestantes também fizeram convocações para a Greve Feminista que deve acontecer no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Além do Porto, as cidades de Lisboa, Coimbra, Braga e Aveiro também registraram protestos.
De acordo com o jornal português “Público”, uma pesquisa divulgada no país pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (Umar) revelou que 58% dos jovens que namoram ou já namoraram disseram ter sofrido algum tipo de violência no relacionamento. Outro dado mais alarmante da pesquisa, chamada “Violência no namoro 2019”, é que desses jovens 67% consideravam normal passar por isso.
A pesquisa foi feita com cinco mil adolescentes da faixa etária de 15 anos. Um dos tipos de violência mais prevalentes foi a violência psicológica (34% citaram esse tipo). Em seguida aparecem “perseguição” (31%), violência nas redes sociais (21%), controle (19%), violência sexual (19%) e física (11%).
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?