Escolas reabrem em Portugal após 6 meses fechadas pela pandemia

Governo impõem medidas de segurança para evitar surto nas unidades de ensino.

LEIA TAMBÉM: Lisboa aposta num transporte que respeita o distanciamento social: a bicicleta

LEIA TAMBÉM: Brasileiros já podem viajar para Portugal?

LEIA TAMBÉM: Portugal vai punir passageiros que se negarem a fazer teste

Estudantes retornaram às aulas presenciais na Itália nesta segunda-feira. (Foto: CWB)

Cerca de um milhão de de estudantes retornaram as aulas em Portugal nesta segunda-feira, numa tentativa de ir recuperando a rotina apesar da pandemia da Covid-19. O governo adotou medidas, como o uso de máscara e o distanciamento, para evitar um surto de infecções dentro dos colégios.

A ordem para fechar escolas, jardins de infância e universidades foi dada em meados de março, quando foi feito um isolamento para combater a disseminação da Covid-19. À época, as aulas passaram a ser virtuais ou transmitidas na televisão.

Apesar de ser um alívio para muitas famílias, o retorno das aulas presenciais também traz medo a diversos pais, ainda mais porque a mudança ocorre no momento em que o número de casos diários no país voltou a crescer, chegando a níveis observados em abril. De acordo com levantamento da Johns Hopkins, Portugal tem 64.596 casos do novo coronavírus e 1.871 mortes.

Em Lisboa, na escola Amaria Amalia, estudantes foram chamados individualmente em salas para serem instruídos sobre a limpeza das mãos. Além disso, janelas foram mantidas abertas.

Do lado de fora do colégio, com seu filho, Pedro, Alexandra Borges disse que teme o surgimento de novas infecções na escola, mas que retomar o ensino presencial é essencial para alunos de todas as idades.

— Foi um pouco duro, porque tenho um filho com necessidades especiais, o que torna as coisas ainda mais complicadas — disse ela sobre o período de aulas em casa. — Várias crianças ficaram deprimidas, cheias de vontade de voltar à escola.

Conheça o Vale do Douro, casa dos maiores vinhos de Portugal !!!

os mais lidos224 times!

COMPARTILHAR