Cerca de 30% dos postos de gasolina em Portugal estão sem abastecimento após o início, nesta segunda-feira (12), de uma greve dos caminhoneiros no país. A paralisação, que tem como objetivo conseguir melhores salários e direitos trabalhistas para a categoria, acontece por por tempo indeterminado.
LEIA TAMBÉM: Portugal impõe racionamento de combustível em meio a greve de motoristas
LEIA TAMBÉM: Alta comissária da ONU cita Portugal como exemplo de inclusão de imigrantes
LEIA TAMBÉM: Portugal pode pagar até €6500 a emigrantes ou descendentes que venham trabalhar para Portugal
O primeiro ministro de Portugal, Antonio Costa, pediu que as negociações entre o sindicato e os empregadores sejam feitas o mais rápido possível. Ele mobilizou militares e agentes de segurança para transportarem combustível, depois de constatar o “descumprimento”, por parte dos caminhoneiros, da prestação de serviços mínimos exigidos pelo governo.
Os maiores problemas se concentram na região do Algarve, no sul do país, e ao longo do litoral português, que recebe muitos turistas em agosto por ser período de férias na Europa.
Os motoristas dizem que a greve vai continuar até que recebam uma proposta razoável. No momento, a falta de combustível já está fazendo com que os portugueses que vivem perto da Espanha procurarem postos de gasolina do outro lado da fronteira.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições