Mãe de bebê encontrado no lixo em Portugal é presa

Foi presa nesta sexta-feira a mãe de um bebê encontrado no lixo em Lisboa, Portugal. A mulher de 22 anos, com identidade e nacionalidade não divulgadas, foi detida sob a acusação de “fortes indícios da prática de homicídio qualificado, na forma tentada, vitimando uma criança do sexo masculino, recém-nascido, seu filho”, disse a Polícia Judiciária portuguesa em comunicado. Ela teria agido sozinha.

LEIA TAMBÉM: Família de brasileira morta em Portugal pede doações para translado

LEIA TAMBÉM: Polícia de Portugal apreende 1 tonelada de cocaína em barco brasileiro

LEIA TAMBÉM: Brasileiro de 71 anos é solto em Lisboa após acusação de tráfico

O momento arrepiante em que o recém-nascido foi retirado do contentor do lixo em Lisboa. (Imagem-Reprodução)

Ainda de acordo com a polícia, a mulher teve o bebê em via pública e não deu entrada em nenhnum hospital. Ela foi encontrada em local próximo de onde teria abandonado o bebê, sem nenhum dano físico ou psiquíco. Foi levada de boa vontade pelos policiais e está em prisão preventiva, após ter sido ouvida por um juiz do Tribunal de Instrução Criminal. A polícia também afirmou que ela vive na rua e em “condições precárias”. O pai da criança estaria fora do país, mas a polícia ainda está apurando a informação.

https://www.youtube.com/watch?v=paU_LGisyks

O bebê foi encontrado na terça-feira por um morador de rua próximo a uma boate em Lisboa, ainda com vestígios do cordão umbilical. O homem, Manuel Xavier, disse que ouviu o choro da criança, que estava dentro de um caixote. Segundo os médicos, o parto teria sido feito entre seis e sete horas atrás. Ele também estava com hipotermia, dificuldades respiratórias e uma hemorragia.

O caso ganhou a atenção de todo o país. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu a Manuel e o classificou como um “herói”. “É muito mais que dizer que cumpriu a sua obrigação. É humanidade. Com uma vida que é tudo menos fácil. Quero agradecer-lhe porque não tem preço, foi do coração mas mesmo que quisesse agradecer-lhe não há como. É tão único, tão diferente, tão do fundo do coração. O que é que sentiu?” disse o presidente ao jornal português Correio da Manhã.

O recém-nascido foi imediatamente socorrido por equipe do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM). Ele está saudável e após a alta deve seguir para a adoção.

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições


POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES