A manifestação ocorrida no Porto foi um evento histórico que reuniu mais de 20 mil elementos da PSP e da GNR, marcando assim a maior concentração de agentes de segurança já registada em Portugal. Organizada pelo Movimento Zero, a manifestação teve como principal objetivo protestar contra as condições de trabalho e os direitos laborais dos polícias, como também, reivindicar pelo pagamento de um suplemento de missão equivalente ao existente na Polícia Judiciária (PJ).
Os manifestantes criticaram a falta de reconhecimento por parte do governo e exigiram melhores condições salariais, um sistema de aposentação mais justo e a revogação do estatuto profissional que consideram desfavorável. O protesto contou com a presença de polícias de todo o país e foi pacífico, embora tenha sido marcado por momentos de tensão quando os manifestantes se aproximaram do Palácio de Cristal.
Apesar disso, não foram registados incidentes graves e a manifestação foi considerada um sucesso pelos organizadores. O movimento Zero promete continuar a lutar pelos direitos dos polícias e não descarta a possibilidade de novas manifestações caso as suas exigências não sejam atendidas pelo governo.
Fonte: Diário de Notícias
Se gostou desta notícia, compartilhe com os seus amigos e familiares!
Siga-nos nas nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | Tik Tok
Leia também:
Portugal acaba com o Estatuto de Residente Não Habitual
Portugal é dos países da OCDE com impostos mais elevados sobre o trabalho