Moro vem a Portugal palestrar em evento de Gilmar Mendes


Por Bela Megale.

O ministro da Justiça Sergio Moro participará de uma das principais palestras do evento organizado pela instituição de ensino do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STF) Gilmar Mendes em Portugal.

LEIA TAMBÉM: ‘Direita assumida’ tenta cavar espaço em Portugal

LEIA TAMBÉM: O caso da brasileira desaparecida em Portugal

LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano

Sergio Moro (Foto – Jorge William / Agência O Globo)

Moro falará na Conferência de abertura do evento, dia 22, que tem como tema “o Estado democrático de direito e o combate à criminalidade organizada e à corrupção”.

A conferência faz parte do VII Fórum Jurídico de Lisboa organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que pertence a Gilmar Mendes, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

No ano passado, quando ex-juiz de Curitiba foi anunciado como ministro, Gilmar elogiou suas credenciais para exercer o cargo.

Meses antes, porém, quando Moro ainda estava à frente da Lava Jato de Curitiba, o ministro do STF chegou a criticá-lo em uma sessão da corte que analisava a prisão do ex-ministro Antônio Palocci. Mendes chegou a questionar se Moro “falava com Deus”.

— Na verdade nós transformamos as prisões provisórias do doutor Moro em prisão definitivas. Esse é o resultado nesses casos. Então é melhor suprimir a Constituição. Já que tem o código penal de Curitiba, que se crie a Constituição de Curitiba. É isso que nós estamos fazendo. As prisões provisórias, as prisões cautelares, elas ganham caráter de definitividade. Por que se trata de decisões bem elaboradas? Esse sujeito fala com Deus? Do que nós estamos falando? Ou nós estamos fazendo populismo judicial?— disse Gilmar.

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES