Portugal entra em Estado de Contingência dia 15. Saiba o que muda!

Dia 15 entram novas regras preventivas contra o covid-19 em Portugal: grupos limitados a 10 pessoas, comércio abre às 10h e teletrabalho com alterações

LEIA TAMBÉM: Brasileiros já podem viajar para Portugal?

LEIA TAMBÉM: Cidadania Portuguesa: saiba quem tem direito, como solicitar e quanto custa?

LEIA TAMBÉM: Portugal vai punir passageiros que se negarem a fazer teste

“Viveremos tempos mais difíceis”, admite a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. (Foto-CWB)

Previsto para ter início no próximo dia 15 ( terça-feira), o Estado de Contingência vai alterar algumas rotinas no país. O objetivo do governo português é impedir a aglomeração. As novas regras já foram divulgadas. Portugal, a exceção da Àrea Metropolitana de Lisboa, atualmente está em estado de alerta, o mais brando dos estágios. O de Contigência é intermediário e vigora em Lisboa desde julho.

Portugal tem mantido uma média de 21 mil testes realizados por dia. O trabalho faz parte da estratégia de controle e rastreio das infecções no país. Agora em setembro é previsto o retorno das aulas e uma maior circulação de pessoas nas ruas. As cidades do Porto e de Lisboa estarão submetidas a regras específicas para o trabalho. As empresas serão obrigadas a criar escalas alternadas para evitar aglomerações, inclusive, nos transportes públicos.

Na avaliação da advogada especialista em imigração, Dra Catarina Zuccaro, da Acesso Europa, a preocupação do governo português é de tentar controlar uma segunda onda e seus impactos na economia. As medidas preventivas do Estado de Contingência, na opinião dela, estão salvaguardando vidas.  Catarina lembra ainda que o governo criou um programa para recuperar a economia e lançou uma série de medidas de apoio, tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores. 

“Portugal segue sendo um dos melhores destinos na Europa para quem quer morar fora, seja para estudar ou empreender. O governo apertou as regras de viagens aéreas, até 15 de setembro, e, com isso, reforçou a necessidade da vinda legal para o país. Os pedidos de vistos e de nacionalidade aumentaram. Coloco-me à disposição para quem precisar de orientação , seja para requerer medidas de apoio do governo ou para imigrar legalmente para Portugal”, declarou a advogada.

As regras:

Uso de máscara segue obrigatório somente em locais fechados

  • Ajuntamentos limitados a 10 pessoas
  • Estabelecimentos comerciais abrem a partir das 10 h e serão encerrados às 20h, à exeção da restauração e cafés.
  • Supermercados e hipermercados encerram às 22 horas
  • Restaurantes encerram às 24 horas, mas a partir das 20 horas não podem vender bebidas alcoólicas, exceto as que acompanhem às refeições.
  • Centros comerciais: limitação a grupos de 4 pessoas em restaurantes e cafés.
  • Proibido consumir bebidas alcoólicas na via pública,
  • Eventos desportivos seguem sem público
Conheça o Vale do Douro, casa dos maiores vinhos de Portugal !!!

os mais lidos2934 times!

COMPARTILHAR