Portugal confirma segundo caso de coronavírus

Portugal anunciou mais um caso de coronavírus do país. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido.

LEIA TAMBÉM: Em Portugal, Tássia Camargo, preocupada com o Coronavírus, se assusta com o preço das máscaras

LEIA TAMBÉM: Portugal confirma primeiro caso de coronavírus

LEIA TAMBÉM: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para Portugal

Conferência de imprensa foi marcada para confirmar a existência de dois casos positivos com o novo coronavírus. (NUNO FOX/LUSA)

As vítimas, um homem de 60 anos e outro de 33, viajaram recentemente ao Norte da Itália, o principal epicentro de Covid-19 na Europa, e à Espanha, respectivamente.

O país vizinho já registrou 83 casos da doença, entre eles o famoso escritor chileno Luiz Sepúlveda, que reside no norte espanhol. O paciente mais jovem esteve na cidade de Valência.

Marta Temido afirmou, ainda, que um segundo caso, referente a um homem de 33 anos que esteve em Valencia, na Espanha, é investigado. O país vizinho já registrou 83 casos da doença, entre eles o famoso escritor chileno Luiz Sepúlveda, que reside no Norte do país.

Ambos estão internados na cidade de Porto e o estado de saúde deles é considerado estável. Pessoas que estiveram com os dois pacientes serão examinadas e acompanhadas pelas autoridades médicas, informou a ministra. O paciente suspeito já teria recebido um diagnóstico positivo, mas aguarda o exame da contraprova.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ao veículo português Público que a chegada da doença ao país já era esperada.

— Isso é a chamada notícia esperada há muito tempo. Era de estranhar que não houvesse nenhum caso em Portugal. Agora, não se deve entrar em alarmismos — disse Rebelo de Sousa, enfatizando que os casos tiveram origem fora do território português.

O caso do homem que viajou à Itália é o primeiro a ser registrado em Portugal, mas dois cidadãos portugueses já haviam sido diagnosticados com Covid-19. Um homem chamado Adriano Maranhão, de 41 anos, contraiu o novo coronavírus a bordo do cruzeiro Diamond Princess, e ficou internado no Japão até o último final de semana, segundo o Público.

A segunda vítima não teve detalhes divulgados pelas autoridades. O sigilo partiu de um pedido do próprio paciente. O contágio, no entanto, ocorreu no exterior.

A ministra Marta Temido disse, ainda, que Portugal ampliará o rastreamento de passageiros e seus contatos para incluir voos chegando da Itália, além dos que vêm da China, já monitorados há algum tempo.

Em outro possível caso, um turista chinês precisou ser retirado de um trem durante a noite após se queixar de febre, tosse e dor de garganta, e autoridades disseram que passageiros do transporte seriam rastreados e monitorados.

Os dois novos casos fazem de Portugal o 31º país europeu a ser afetado pelo novo coronavírus. Além de Espanha e Itália, a Covid-19 também chegou à Alemanha, Suíça, Andorra, Áustria, França, Suécia, Reino Unido, Holanda, San Marino, Mônaco, Croácia, Grécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, República Tcheca, Geórgia, Islândia, Romênia, Bélgica, Rússia, Belarus, Armênia, Azerbaijão, Estônia, Irlanda, Lituânia e Macedônia do Norte.

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES