País deixou de vender 690 mil euros por dia nos nove primeiros meses de 2020.
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O mercado português teve uma queda de 10,9% no consumo de vinho nos nove primeiros meses de 2020.
Indo na contramão do mercado brasileiro que apresentou forte alta, Portugal, por ser um país pequeno e pouco populoso, tem uma grande dependência do turismo para fomentar as vendas de vinho.
Devido à pandemia de Covid-19 e a restrição nas viagens o setor de vinhos amarga um sério prejuízo. “São menos 189 milhões de euros do que em 2019, o que representa uma perda diária de 690 mil euros nos primeiros nove meses do ano”, diz Maria João Dias, do Departamento de Estudos e Apoio à Internacionalização do Instituto da Vinha e do Vinho.
Não apenas houve queda na demanda como também no preço médio do vinho consumido. Em 2019 os portugueses pagavam em média 14,9% a mais na garrafa do que em 2020. A queda no turismo, que chegou a 64%, e o adiamento de festas e casamentos são apontados pela pesquisa como os grandes responsáveis pelo resultado negativo.
Em compensação a exportação aponta um ligeiro crescimento de 6,5%, pouco, porém significativo para que as vinícolas portuguesas possam minimizar os prejuízos.