Presidente rubro-negro diz que Jorge Jesus é um entusiasta da ideia de fazer a preparação em seu país, e técnico explica escolha: “Onde tem condições de trabalho das melhores do mundo”.
LEIA TAMBÉM: Flamengo é campeão da Libertadores na Fla-Porto em Portugal
LEIA TAMBÉM: Flamengo já é mais conhecido do que Vasco em Portugal, aponta estudo
LEIA TAMBÉM: Fla-Portugal é reconhecida a maior embaixada do Flamengo fora do Brasil
Jorge Jesus ainda não bateu o martelo se renovará seu contrato que termina em maio com o Flamengo, mas já faz planos. O técnico decidiu jogar o início do Campeonato Carioca com o time sub-20 e faz lobby para a pré-temporada ser em Portugal.
Quem revelou a intenção foi o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, durante o evento de lançamento da biografia do Mister nesta terça-feira no Consulado de Portugal. O dirigente afirmou que o país do treinador é o mais cotado para receber a preparação do ano que vem.
Landim diz planejamento para 2020 está sendo feito com Jesus e revela que pré-temporada do Flamengo deve ser em Portugal: “Grande tendência” #gefla pic.twitter.com/fDdgMHAVA9
— Thiago Lima (@tdellima) December 10, 2019
– É uma alternativa, a gente tem discutido essa pré-temporada em Portugal. É uma forte tentativa que estamos avaliando junto com o departamento de futebol. Com a participação dele (Jorge Jesus), claro, com o local onde seria e tudo, mas em Portugal. É uma grande, vamos dizer assim, tendência que estamos tendo – disse Landim.
Em entrevista coletiva após o lançamento do livro, Jesus explicou que a ideia partiu do diretor de futebol Bruno Spindel, mas que ele concordou caso fique no Flamengo. O técnico apontou o clima, a língua e os adversários para justificar a opção pelo país:
Jesus diz que ideia da pré-temporada em Portugal partiu de Bruno Spindel, revela que estava prevista para os EUA, mas se ele ficar espera que seja em seu país, onde terá “as melhores condições de trabalho” nessa época do ano #gefla pic.twitter.com/sG5Z5dHjtB
— Thiago Lima (@tdellima) December 10, 2019
– A pré-temporada estava na mesa para ser nos Estados Unidos. Portanto, se eu continuar no Flamengo seria eu a escolher a possibilidade de ser em Portugal. Porque não fala língua diferente; em janeiro as melhores equipes da Europa estão a estagiar no Algarve (região no extremo sul do país); onde pode fazer jogos competitivos, e onde tem condições de trabalho das melhores do mundo. E tudo isso fez com que eu pensasse nessa possibilidade.
– Não fui só eu que pensei. Aliás, quem deu o pontapé nessa ideia foi o Bruno Spindel, e eu acarinhei a mesma ideia não sabendo se vai acontecer ou não. Mas a ideia é aplicar qualidade de trabalho, é um mês onde tem possibilidade de não trabalhar com a possibilidade de um desgaste muito intenso com calor, isso é muito importante. E também com grandes condições de trabalho e com muitas equipes para competir.
O Flamengo tem propostas do Brasil e do exterior para levar o elenco campeão brasileiro e da Libertadores para os primeiros dias de trabalho de 2020 sem custos. Uma delas é de Orlando, para duas semanas de treinos que terminaria com um amistoso contra o Orlando City.
O clube estuda as possibilidades, mas Portugal larga na frente não só pela opinião de Jesus, mas por toda a relação que foi criada pelo povo português com o Flamengo nos últimos meses. Os jogos do time passaram a ser exibidos no país pelo “Canal 11”, e o Rubro-Negro tem sido tema de programas esportivos toda semana. Além disso, lá fica a maior embaixada da torcida fora do Brasil.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições