Por PORTO.
Não é só no Brasil que o envelhecimento da população tem se mostrado um desafio. A Grantmakers in Aging, uma associação voltada pro envelhecimento de qualidade, criou um prêmio para iniciativas inspiradoras de moradias que atendam às necessidades dos mais velhos.
LEIA TAMBÉM: Como morar em Portugal? Luciana Mello diz como..
LEIA TAMBÉM: Como estudar em Portugal pelo Enem
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
Entre os projetos de 15 países, três foram premiados e um ganhou menção honrosa. Um desses projetos é o Programa Aconchego, criado na cidade do Porto, em Portugal. Ele aproxima idosos que tenham um cômodo extra em casa e estudantes de outras cidades que buscam moradia. É como se fosse um inquilino que não paga aluguel. Em troca, ele se compromete a acompanhar a rotina dos donos da casa e colaborar pra qualidade de vida deles principalmente no combate à solidão.
O Programa Aconchego ocorre de acordo com o calendário escolar, durante a semana de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim de semana facultativo.
Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.
Contatos:
Departamento Municipal de Coesão Social
tel: 22 589 92 60 – dmcs@cm-porto.pt
Federação Académica do Porto
tel: 22 607 63 70 – fapsocial@fap.pt
www.fap.pt
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?