Programa Aconchego une estudantes e idosos em benefício mútuo

Por PORTO.

Não é só no Brasil que o envelhecimento da população tem se mostrado um desafio. A Grantmakers in Aging, uma associação voltada pro envelhecimento de qualidade, criou um prêmio para iniciativas inspiradoras de moradias que atendam às necessidades dos mais velhos.

LEIA TAMBÉM: Como morar em Portugal? Luciana Mello diz como..

LEIA TAMBÉM: Como estudar em Portugal pelo Enem

LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano

Quem estuda tem casa; quem tem casa tem companhia” – este é o lema,do programa Aconchego. (Foto-Aconchego)

Entre os projetos de 15 países, três foram premiados e um ganhou menção honrosa. Um desses projetos é o Programa Aconchego, criado na cidade do Porto, em Portugal. Ele aproxima idosos que tenham um cômodo extra em casa e estudantes de outras cidades que buscam moradia. É como se fosse um inquilino que não paga aluguel. Em troca, ele se compromete a acompanhar a rotina dos donos da casa e colaborar pra qualidade de vida deles principalmente no combate à solidão.

O Programa Aconchego ocorre de acordo com o calendário escolar, durante a semana de segunda a sexta-feira, sendo o período de fim de semana facultativo.

Deste modo, procura-se cumprir o objetivo específico de contribuir para a solução simultânea do problema de solidão dos seniores e de alojamento de jovens universitários.

Contatos:

Departamento Municipal de Coesão Social
tel: 22 589 92 60 – dmcs@cm-porto.pt

Federação Académica do Porto
tel: 22 607 63 70 – fapsocial@fap.pt
www.fap.pt

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?


os mais lidos765 times!

COMPARTILHAR