O Dia do Corpo de Deus é um feriado religioso nacional em Portugal que se celebra sempre a uma quinta-feira.
LEIA TAMBÉM: São João de Braga, o maior São João de Portugal
LEIA TAMBÉM: Feira de moda reúne gastronomia, música e lazer no Porto
LEIA TAMBÉM: Festa Junina, mais uma tradição brasileira oriunda de Portugal
A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.
O Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, enquanto o Corpo de Deus, 60 dias depois.
No Brasil a data é conhecida como Corpus Christi, mas não se trata de um feriado nacional e sim de ponto facultativo. Ou seja, na maioria das cidades, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários. Cada empresa decide se vai ou não paralisar os serviços por um dia.
Origem da celebração do Corpo de Deus
Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira. Na altura, Deus apareceu a ela e demostrou seu desejo de comemorar a Eucaristia.
A partir disso, a data foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264. Aos poucos, outras cidades europeias adotaram a celebração.
Significado do Corpo de Deus
Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma “festa de guarda” com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa.
O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Feriado do Corpo de Deus
O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, entretanto, em 2016, voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal
Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.
Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.