Por Gonçalo Teles e Filipe Santa-Bárbara.
Jornal espanhol El País, entrevistou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e teceu elogios à organização e aos resultados do ensino em Portugal.
LEIA TAMBÉM: Qual o segredo de Portugal ter conseguido a maior evolução da educação na Europa
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
LEIA TAMBÉM: A difereça entre títulos de filmes no Brasil e em Portugal
O jornal espanhol entrevistou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e apresenta o governante como alguém que não tinha experiência política, mas sim como alguém com um forte compromisso social.
A partir desta premissa, o El País recorda os resultados dos últimos testes PISA , de 2015, nos quais Portugal voltou a registar uma subida e a colocar-se acima da média da OCDE nas áreas de Ciências, Leitura e Matemática.
Recordando a contestação dos professores, que querem ver contabilizado todo o tempo de serviço congelado, o jornal destaca a autonomia das escolas, a inovação pedagógica, os manuais gratuitos e a intensa formação dos professores.
Na entrevista, Tiago Brandão Rodrigues sublinha que a espinha dorsal do sistema educativo português tem 30 anos e evoca o consenso político e social, em volta da necessidade de aumentar a qualidade do ensino. O ministro da Educação destaca ainda, a gratuitidade do ensino pré-escolar, o Plano Nacional de Leitura, o programa de Matemática, o de enriquecimento curricular e ainda, a questão dos contratos de associação.
O Partido Socialista já fez questão de capitalizar esta “entrevista-elogio”, escrevendo no Twitter que Portugal é hoje uma referência mundial comparada à Finlândia.
As políticas educativas de #Portugal em destaque na imprensa estrangeira. Portugal é hoje uma referência mundial e comparado à Finlândia.
Leia aqui a entrevista de Tiago Brandão Rodrigues ao El Pais.#PortugalMelhor #UmPaísParaTodoshttps://t.co/B40qe7DhM6— psocialista (@psocialista) April 18, 2019
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições