Temporada 2019 de praias em Portugal está aberta, conheça as 15 melhores

Por RALF FURTADO.

O feriado do Dia do Trabalhador em Portugal, não é somente mais um feriado local, mas é também a data que marca o início da temporada que os portugueses voltam a lotar as centenas de praias espalhadas pelo país.

LEIA TAMBÉM: Guimarães em Portugal, onde tudo começou… Linda e repleta de atrações

LEIA TAMBÉM: Aldeias portuguesas transformam tradições religiosas em atração turística

LEIA TAMBÉM: Conheça Alentejo, uma das rotas de vinho mais belas em Portugal

Praia de São Jacinto. (Foto-Onomedasletras)

Esse ano as bandeiras azuis estão batendo recorde de praias próprias para banho, são 352  no total dos mais de 850 quilómetros da costa portuguesa, que possui um número tão grande de praias de areia fina e branca, que é quase impossível contá-las. Todas banhadas pelo oceano Atlântico e todas diferentes, são locais de uma beleza difícil de descrever, mas nada é melhor do que vir conhecê-las.

Em 2013, a Praia da Dona Ana, em Algarve, foi eleita a melhor praia do mundo pela revista espanhola Condé Nast Traveller. Já a Praia da Marina entrou no raking das 100 mais belas do mundo pelo Guia Michelin. Agora você não tem mais desculpas para não visitar Portugal, conheça abaixo as 15 melhores praias de Portugal:

1. Praia Grande, Setúbal

Entre as várias praias de Porto Covo (e também de sua ilha, a do Pessegueiro), a escolhida para ser a queridinha dos turistas é a Praia Grande. Isso não é à toa, porque os tons de azul de suas águas, as formações rochosas e seu amplo espaço na areia, fazem dela dona de uma beleza excepcional.

Praia Grande, Setúbal. (Foto-iStock))

2. Portinho da Arrábida, Setúbal

Essa praia é perfeita para a prática de mergulho, já que suas águas são transparentes e sossegadas. Seu nome origina-se da Serra da Arrábida, a qual permeia o lado leste de seu litoral. É interessante visitar – além das várias opções de restaurantes que a praia dispõe – a Estação Arqueológica do Creiro e o Museu Oceanográfico.

Praia Portinho da Arrábida. (iStock)

3. Praia do Guincho, Cascais

Além de ser linda, essa praia ainda é uma das mais ventosas de Portugal, sendo ideal para a prática de esportes como surfe, windsurf e kitesurf. Todos os anoos, chega até a abrigar eventos e competições ligadas ao mundo dos esportes aquáticos.

Praia do Guincho. (endless autumn/flickr/creative commons)

4. Praia da Galé, Algarve

Albufeira, em Algarve, é uma das regiões com as mais belas praias de Portugal. Uma delas é a Praia da Galé, que é famosa por suas maravilhosas dunas e falésias, as quais dividem sua faixa de areia em duas partes.

Praia da Galé. (Tobias Abel/flickr/creative commons)

5. Praia da Marinha, Algarve

Também atendendo pela alcunha de Praia Dourada, ela é considerada uma das 10 mais belas da Europa e, até mesmo, aparece em várias listas das 100 praias mais bonitas do mundo. É contornada por altas falésias alaranjadas que brilham à luz do sol e de onde é possível ter uma bela vista da região. As pedras ainda formam pequenos túneis entre as rochas que divertem as crianças. Além disso, ela ainda é muito bem preservada e natural, sem muitas intervenções humanas.

Praia da Marinha. (iStock)

6. Praia da Dona Ana, Algarve

Apesar de pequena, com apenas 40 metros de largura, é considerada por muitos a mais bela praia do mundo! Além disso, é super frequentada por turistas graças às suas águas calmas e transparentes e ao pouco vento que bate na sua costa. Grande parte da sua beleza deve-se ao fato dela se localizar na Costa DOiro, região onde as rochas têm tonalidades douradas. A mistura de tons (azul turquesa da água, azul do céu e amarelo das pedras) é o grande atrativo da praia.

Praia da Dona Ana. (Jaime Pérez/flickr/creative commons)

7. Praia da Albandeira, Algarve

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras. Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia. O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais.

Praia da Albandeira. (iStock)

8. Praia da Rocha, Algarve

Ser uma das mais belas praias de Portugal tem seus preços: o local, durante o verão, está sempre cheio de turistas, mesmo com sua extensa faixa de areia, de 1,5 quilômetro. O lado bom é que, em seu entorno, existem várias e ótimas opções de bares e restaurantes.

Praia da Rocha. (iStock)

9. Praia da Falésia, Algarve

Com uma faixa de areia bem larga e extensa (cerca de 5,5 quilômetros), essa grandiosa praia é conhecida por suas falésias de coloração alaranjada e esbranquiçada que, em alguns pontos, chegam a medir 40 metros de altura.

Praia da Falésia. (iStock)

10. Praia do Camilo, Algarve

Escavadas pelo mar, suas ricas e intricadas falésias e grutas são os tesouros dessa praia que, apesar de pequena, é grande em beleza. E ainda é possível realizar passeios de barco pelas cavernas e prainhas da região!

Praia do Camilo. (iStock)

11. Praia de São Rafael, Algarve

A estrutura praiana oferecida é muito boa, porém não chega a roubar a cena da beleza típica das praias da região de Algarve: falésias e formações rochosas incríveis, acompanhadas por areias finas e branquinhas e mar azul claro.

Praia de São Rafael. (iStock)

12. Praia do Carvoeiro, Algarve

A Vila do Cavoeira é uma cidade pesqueira e sua praia não poderia deixar de transparecer isso: é muito comum ver os barquinhos de madeira dos pescadores navegando pelas águas, dando um ar rústico ao lugar, deixando-o ainda mais charmoso.

Praia do Carvoeiro. (iStock)

13. Praia do Castelo, Algarve

Característicos paredões rochosos de nove metros de altura – que lembram um castelo e dão nome à praia – contornam os 200 metros de areia da praia. Mas ela não é só isso. Outras várias praias satélites e enseadas enriquecem a região. Ruínas de um forte, construído no século 16 para deter piratas africanos, também são uma atração à parte.

Praia do Castelo. (iStock)

14. Praia do Vale Centeanes, Algarve

Além de poder aproveitar a beleza e a superestrutura da praia, com restaurantes, bares e banheiros, também vale a pena notar as rochas da região que sofreram com a erosão do mar até adquirirem formas interessantes.

Praia do Vale Centeanes. (pizzagirl/Flickr/creative commons)

15. Praia de Odeceixe, Algarve

É durante a maré baixa que surge o melhor atributo dessa praia: as piscinas naturais! Ela também é cercada por falésias e, ao sul, conta com uma ilhota satélite, a Praia de Adegas.

Praia de Odeceixe. (iStock)

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições

POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES