Península Ibérica tem as taxas mais altas de contágio de profissionais de saúde. na Espanha, eles somam 14% dos testes positivo.
LEIA TAMBÉM: “Um país melhor preparado”. Imprensa francesa elogia forma como Portugal está lidando com a pandemia
LEIA TAMBÉM: Medidas extraordinárias não reduzem contaminação de idosos por coronavírus em Portugal
LEIA TAMBÉM: Cidade de Ovar, em Portugal, decreta estado de calamidade
É de guerra, apocalipse e colapso que médicos da Espanha, da Itália e dos Estados Unidos falam quando se referem à Covid-19. O medo generalizado dos profissionais de saúde reflete o massacre que já sofrem em países como Espanha, Itália e Portugal. Nada menos do que 14% dos mais de 65.700 infectados espanhóis são profissionais de saúde. Em Portugal, os médicos são 20% dos mais de quatro mil infectados, segundo a Ordem dos Médicos do país. O percentual de enfermeiros e demais profissionais não foi informado.
“O vírus já estava entre nós quando o governo começou a testar aqueles que vinham da China e da Itália. Alguns dos nossos médicos não sabiam e atenderam a pacientes infectados sem a devida proteção”, disse ao The New York Times Ángela Hernández Puente, vice-diretora do sindicato dos médicos da Espanha.
Nenhum outro país tem uma taxa de infecção tão elevada, na casa dos dois dígitos, entre profissionais de saúde quanto Espanha e Portugal. Mas em outros países da Europa a situação é também de desespero, em especial na Itália, terceiro país do mundo mais afetado e o com mais mortes registradas.
GOSTOU DA MATÉRIA ? Comente, curta e compartilhe com seus amigos.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições