Por GE.
Em um jogo de fortes emoções nos minutos finais, o Sporting levou a melhor sobre o Porto e conquistou o bicampeonato da Taça da Liga de Portugal.
LEIA TAMBÉM: Em busca de carreira na Europa, jovens brasileiros ‘invadem’ liga portuguesa
LEIA TAMBÉM: Bruno César está próximo de deixar o Sporting e retornar ao futebol brasileiro
LEIA TAMBÉM: Com gol do brasileiro Soares, Porto vence o Varzim pela Taça da Liga de Portugal
O triunfo veio com vitória de 3 a 1 no pênalti, após empate de 1 a 1 no tempo normal – sendo que o Sporting igualou o marcador aos 47 do segundo tempo, também numa penalidade convertida pelo holandês Bas Dost.
Após um primeiro tempo equilibrado, o segundo tempo foi de fortes emoções. Principalmente na parte final. Aos 34, o atacante brasileiro Fernando Andrade, que havia saído do banco de reservas, abriu o placar em Braga. No entanto, aos 45, o árbitro João Pinheiro considerou que Óliver fez falta sobre Diaby dentro da área. Pênalti.
O Porto, que teve uma defesa toda brasileira (goleiro Vaná, o lateral Éder Militão, os zagueiros Pepe e Felipe, além do lateral-esquerdo Alex Telles), reclamou bastante da decisão do juiz. Mas não teve jeito. Na cobrança, o atacante holandês Bas Dost deslocou Vaná – que deixou o veterano Casillas no banco – e empatou a partida, levando a decisão para as penalidades máximas.
E nos pênaltis, brilhou outro goleiro brasileiro: Renan Ribeiro. O arqueiro defendeu uma cobrança do atacante cabo-verdiano Hernani e viu ainda os compatriotas Militão (ex-São Paulo) e Felipe (ex-Corinthians) desperdiçarem suas cobranças. Festa do Sporting, que além de Renan, teve o volante Wendel (ex-Fluminense) e o atacante Raphinha entre os brasileiros titulares na conquista.
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?