Garoto catarinense de 15 anos foi atingido em Lisboa quando estava a caminho da escola. Enquanto aguardava socorro, outro trem o atropelou.
LEIA TAMBÉM: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para Portugal
LEIA TAMBÉM: Maior feira de franquias do Brasil terá espaço reservado para Portugal
LEIA TAMBÉM: Portugal pode pagar até €6500 a emigrantes ou descendentes que venham trabalhar para Portugal
Um adolescente de 15 anos natural de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, morreu após ser atropelado por dois trens em Lisboa, Portugal, enquanto ia para a escola na manhã de terça-feira (28). Hiury Jesuíno da Rosa havia se mudado com os pais para o país europeu há três anos. Nesta quinta-feira (31) o corpo era velado por amigos e familiares na localidade de Moscavide. Na sexta (31) está prevista uma missa de corpo presente seguida de cremação.
O acidente foi perto das 8h da manhã no horário local, 11h horário de Brasília, na linha de Cascais. A reportagem procurou a prefeitura de Lisboa e o governo de Portugal para um posicionamento, mas não obteve retorno. A reportagem também entrou em contato com o Itamaraty e aguardava retorno até as 19h.
“Ele foi atravessar a ferrovia, um comboio arremessou ele para outra pista. A princípio ele estava consciente, tudo certinho, só machucado. Os amigos iam tirar ele da pista e não deixaram porque já estava vindo socorro, ambulância tudo para socorrer, não puderam mexer. A fiscal deveria saber que vinha outro comboio expresso que não parava e passou por cima dele”, relata Luciana Francelino, tia do adolescente que mora em Criciúma.
A família de Hiury tinha a intenção de ficar em Portugal em definitivo. “Eles queriam que trouxesse o corpo para cá, mas como já tinham vida estável lá, meu sobrinho não queria mais vir para cá, só voltariam para passear. Então meu irmão decidiu deixar lá”, conta a tia.
Outro tio do adolescente está em Lisboa com a família há dois meses. “Ainda bem que meu outro irmão está lá, aí está dando assistência”, afirmou Luciana. Segundo ela, o governo português está prestando apoio psicológico para a família.
Velório e cremação
Na noite desta quinta, a família em Santa Catarina acompanhava o velório na igreja de Santo Antonio por videochamada. A missa de corpo presente esta prevista para as 11h de sexta com cremação no cemitério de Olivais, em Lisboa.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições