Maior feira de franquias do Brasil terá espaço reservado para Portugal

Reconhecida como uma das mais importantes feiras de franquias da América Latina, a Expo ABF Rio trará cerca de 200 marcas expositoras dos mais diversos segmentos. Friedheim estima que haverá aumento de franquias do setor de serviços no estado. Pela segunda vez, a feira trará um espaço dedicado a Portugal, onde serão mostradas as opções de negócios para brasileiros que se mudam para a “terrinha”.

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O setor de franquias teve um forte crescimento em Portugal desde a crise de 2008. (Imagem-lustração)

O faturamento do setor de franquias no Brasil teve crescimento de 6,4% no primeiro semestre de 2019. A receita subiu de R$ 79,496 bilhões para R$ 84,586 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nos últimos 12 meses, a receita do mercado de franchising evoluiu 6,9%, atingindo R$ 179,933 bilhões.

Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, as redes de franquia “estão performando acima da média dos negócios independentes. Temos marcas fortes, ganho de escala, muita inovação”, disse. Ele relatou que o mercado de franquias tem novos formatos que permitem que as empresas sejam mais eficientes na sua operação.

Com a forte onde de brasileiros mudando para Portugal, a abertura de um negócio virou uma ponte para a concretizar essa mudança. E a franquia tem se tornado um dos melhores caminhos para o número crescente de brasileiros dispostos a imigrar.

— O número de marcas brasileiras que ingressaram na Associação Portuguesa de Franchising (APF) subiu 30% nos últimos seis meses. Elas já representam 20% do total de 80 marcas. Nossa vinda para a feira no Rio foi puxada pelo aumento de duas consultas específicas: de brasileiros que desejam internacionalizar sua marca, chegando ao mercado português, e de brasileiros que querem empreender em Portugal e buscam franquias locais para iniciar um negócio e se estabelecer no país — explica Cristina Maria Matos, diretora executiva da APF.

As empresas de Portugal também estão atentas a esse movimento. Marcas que trabalham com sistemas de franquia no país participam juntas, pela primeira vez, de uma feira do setor no Rio de Janeiro. A ação foi motivada pela onda de brasileiros mais qualificados — e capitalizados — chegando à “terrinha”. Na edição do ano passado da feira, a Associação Portuguesa de Franchising expôs algumas marcas para quem pensa em empreender no país, dando outras oportunidades para empreendedores brasileiros abrirem franquias em Portugal.

— Minha mulher recebeu um convite para fazer o doutorado em psicologia em Portugal. Então vim buscar algo que eu pudesse fazer. Pesquisei franquias, e surgiu a oportunidade dessa filial da marca portuguesa “Loja do Condomínio” na cidade de Santa Maria da Feira, já em funcionamento. Cheguei ao país antes dela, em março, passei por um treinamento e assumi o negócio — conta Costa. — É preciso aprender sobre o ambiente de negócios, entender as diferenças do Brasil. Senti resistência no início, mas deu certo.

O QUE SABER PARA INVESTIR

  • Marca própria

O empresário tem de estudar o mercado do país onde quer entrar para saber se seu negócio se enquadra e se é competitivo

  • Importados

Quem planeja importar a produção deve entender o sistema de alfândega, as regras e taxas envolvidas

  • Adequação

É preciso pesquisar o mercado e as leis locais, além de verificar a necessidade de adaptar contratos, a operação e produtos ou serviços

  • Franquia

Optar por franquia reduz a margem de erro do negócio, que tem suporte da marca. Mas riscos existem.

Para facilitar ainda mais as pesquisas para aqueles que tenham interesse em abrir uma franquia em Portugal vale a pena conferir o site www.franchisings.pt. Por meio dele é possível fazer uma avaliação das franquias por categoria, valor do investimento e outras modalidades.

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