Por RALFFURTADO.
O horário de verão termina neste fim de semana em Portugal. De sábado para domingo não se esqueça de atrasar o relógio uma hora.
LEIA TAMBÉM: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano
LEIA TAMBÉM: A difereça entre títulos de filmes no Brasil e em Portugal
Apesar de todos os debates sobre a mudança da hora na Europa, em Portugal a hora vai mudar já na madrugada deste domingo, 28 de outubro. Durante este fim de semana, a hora legal irá passar do regime de verão para o regime de inverno.
Em Portugal Continental e na Região Autónoma até a Madeira, às duas horas da manhã tem de atrasar o relógio 60 minutos, passando para a uma hora da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, à uma da manhã, muda para a meia-noite de domingo.
A primeira vez que se adotou a mudança de hora foi em 30 de abril de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial. O governo alemão introduziu pela primeira vez a medida da mudança de horário para minimizar a necessidade de iluminação artificial, poupando combustível para o esforço de guerra.
E não há motivo de preocupação porque o Governo português já informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora, indo contra a proposta da Comissão Europeia de acabar com os horários sazonais.
Portugal irá manter o regime bi-horário em 2019 – terá que continuar a atrasar e a adiantar os relógios todos lá de casa.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?