Por NIT.
Os novos dados foram revelados pela Organização Mundial de Saúde que sugere preços mais altos para as bebidas alcoólicas.
LEIA TAMBÉM: Transporte público em Portugal mais fácil com o Canal Portugal
LEIA TAMBÉM: Brasileiros têm direito a atendimento médico gratuito em três países; saiba como emitir o documento
LEIA TAMBÉM: Conheça Alentejo, uma das rotas de vinho mais belas em Portugal
O consumo de bebidas alcoólicas em Portugal já é superior ao registado na Rússia. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) e são relativos ao ano de 2016.
Em média, cada português bebe 12,3 litros por ano, enquanto cada russo bebe 11,7 litros por ano. Ambos estão acima da média da União Europeia, que se situa nos 9,8 litros por ano. A OMS concluiu, apesar disso, que o consumo de álcool na Europa está diminuindo e que os países com resultados acima da média deveriam tomar medidas extras.
Aumentar os impostos sobre as bebidas alcoólicas, diminuir a publicidade ou estabelecer preços mínimos, são algumas das estratégias implementadas que já exitem em outros países, com intuito de reduzir o consumo. Foi exatamente o que aconteceu na Rússia, por exemplo, daí esta mudança de posicionamento no ranking.
Portugal pode estar acima da média quanto ao consumo, mas tem um resultado melhor do que a maioria dos países europeus no que se relaciona às mortes derivadas de consumo de álcool. Por cada milhão de mortes em Portugal, 282 são provocadas pelo consumo de álcool. A média da UE está nas 383 mortes por cada milhão.
No topo da lista dos países cujos cidadãos mais bebem álcool estão a Moldávia, Lituânia, República Checa, Alemanha e Irlanda. Luxemburgo, Letónia, Bulgária, Roménia, Eslovénia e França também estão à frente de Portugal.
VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?
VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições