Tempestade “Helena” deixa Portugal em alerta vermelho nessa sexta-feira

Por JN.

Portugal vai ser atingido por uma fortíssima tempestade que vai causar agitação marítima e ventos fortes com rajadas de até 110 quilômetros por hora, o que levou à emissão de aviso vermelho.

LEIA TAMBÉM: Alerta: Europa deve ter um dos Invernos mais frios dos últimos 100 anos

LEIA TAMBÉM: Sem ar-condicionado em Portugal, brasileiros sofrem com calor de mais de 40 graus

LEIA TAMBÉM: Educação de Portugal é a única da Europa que melhora a cada ano

Previsão vento forte especialmente para o litoral. Rajadas podem passar dos 100/kmh. Foto: Pedro Correia/Arquivo Global Imagens)

Na sexta-feira a tempestade “Helena”, que se encontra a noroeste do golfo de Biscaia, vai afetar Portugal, em particular no que diz respeito ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, disse à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada.

“Amanhã [sexta-feira] vamos ter uma intensificação significativa na força dos ventos, sobretudo no litoral e nas regiões mais altas, com rajadas no litoral oeste de 75 Km/h e de 85 Km/h a norte do cabo Raso, atingindo a região da Grande Lisboa. No entanto, será no litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas podendo atingir os 110 Km/h”, disse.

De acordo com Maria João Frada, as rajadas de vento também poderão atingir os 110 km/h nas regiões altas do Minho e Douro Litoral e da região Centro.

“Para sexta-feira já foram emitidos alerta vermelho, o mais grave, para agitação marítima [entre as 12:00 e as 21:00] e laranja para o vento forte. Este vento poderá ter muito impacto e causar estragos”, disse.

Na costa ocidental, explicou a meteorologista, a sul do Cabo Raso está prevista agitação marítima com ondas de 5 a 7 metros e temporariamente a norte do cabo Raso, com 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros.

“É uma situação muito gravosa, o que levou a emissão de aviso vermelho a norte do Cabo Raso”, disse.

Relativamente à precipitação, segundo Maria João Frada, vai ser intermitente, mas localmente intensa e acompanhada por granizo e trovoadas.

“Vamos ter ainda, devido a uma massa de ar polar de norte, queda de neve acima dos 800/1000 metros. No entanto, no nordeste transmontano poderá nevar em quotas mais baixas entre os 600 e os 800, não se podendo excluir também alguns flocos de neve na Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre”, indicou.

De acordo com a meteorologista, no sábado vai haver uma diminuição do vento e da agitação marítima.

“As rajadas vão ficar-se pelo 60 km/hora, diminuindo para o fim do dia, e no mar vamos ter ondas de 6 a 7 metros na costa ocidental, mas depois desce para 4 a 5 e no final do dia para os 2/3 metros”, contou.

No que diz respeito às temperaturas e devido à massa de ar polar, está prevista a partir de sexta-feira e no sábado uma descida gradual dos valores da temperatura.

“Sexta-feira está prevista uma descida de 4 a 6 graus no interior norte e centro que associado ao vento vai dar-nos maior desconforto térmico, vamos sentir mais frio. No sábado temos uma descida de 2 a 4 graus, em especial da mínima, e domingo desce a mínima 2/3 graus”, disse.

Para domingo, segundo Maria João Frada, estão previstas mínimas negativas no interior norte e centro a variar entre -4 e os -6, e no nordeste transmontano próximo de 0.

“Na região de Lisboa vamos ter mínimas entre os 4 e os 6 graus. No domingo as temperaturas vão baixar ainda mais”, disse.

Além do aviso vermelho e laranja para agitação marítima e vento, o IPMA colocou também na sexta-feira sob aviso amarelo os distritos de Évora, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga por causa da chuva (até às 18 horas desta quinta-feira).

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?


POSTS RELACIONADOS

POSTS POPULARES