Filho da brasileiro é o futuro das ondas gigantes em Nazaré

O português Tony Laurean de 16 anos, que começou a surfar aos oito anos, é o “futuro do surf de ondas grandes”.

LEIA TAMBÉM: Italo Ferreira vence etapa de Portugal e tira título antecipado de Medina 

LEIA TAMBÉM: Medina avança e já pode garantir o bicampeonato mundial em Portugal

LEIA TAMBÉM: Em busca de carreira na Europa, jovens brasileiros ‘invadem’ liga portuguesa

Com 12 anos destacou-se pela primeira vez na Nazaré entre muitos e conceituados surfistas de ondas grandes. (Imagem-Facebook)

Tony já desceu uma onda com mais de 12 metros, ele é o “prodígio” da Nazaré e os pais sabem que ali “tudo pode correr bem” e “tudo pode correr mal”.

António Laureano, ou “Tony” como é conhecido, tem 16 anos, é filho do brasileiro Ramon Laureano e da portuguesa Susana Laureano. Ele é o surfista mais novo das ondas gigantes da Praia do Norte, em Nazaré. Quem o vê surfar, se esquece que ele é “apenas um menino”.  António é um “menino”, mas também um verdadeiro “profissional”, um “fora de série”, dizem os que o conhecem.

Aos elogios juntam-se o crescente reconhecimento internacional: esta já é a segunda temporada consecutiva em que Tony Laureano é relacionado para os prêmios de ondas gigantes a nível mundial (os XXL Big Wave Awards) na categoria de maior onda.

Tony Laureano e o pai, Ramon Laureano, se preparando para entrar na água. (Imagem-Reprodução)

Na “parede dos surfistas”, uma espécie de “calçada da fama” em Forte de S. Miguel Arcanjo, n praia de Nazaré, António também já teve direito a uma prancha, ao lado de alguns dos melhores surfistas internacionais de ondas grandes, como o norte-americano Garrett McNamara, o brasileiro Rodrigo Koxa, o português Hugo Vau e a brasileira Maya Gabeira. Alguns deles “olham para ele como um prodígio das ondas grandes”, sublinha Ramon.

“Tony” acredita que o seu futuro está aqui: “surfar ondas grandes na Nazaré foi uma das melhores coisas que me aconteceu até hoje, porque é algo que me completa. Hoje em dia, sem as ondas da Nazaré já não me sinto completo.”

VIDA PT: Regras para votar, justificar ou transferir seu título para as próximas eleições

VIDA PT: Quais são as diferenças entre o português do Brasil e Portugal?


os mais lidos570 times!

COMPARTILHAR