TAP anuncia programa de conexão prolongada sem custo extra no Brasil


Por Mona Lisa Dourado.

Recife está entre as cinco capitais a aderir à iniciativa, que permite ao passageiro fazer uma parada de até cinco dias antes de seguir viagem sem pagar a mais pelo trecho interno.

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O anúncio do programa stopover no Brasil foi feito na celebração dos 74 anos de fundação da TAP Air Portugal
(Foto: Mona Lisa Dourado/JC)

A TAP Air Portugal comemorou ontem os 74 anos de fundação da empresa com o anúncio do investimento de um milhão de euros (cerca de R$ 4,5 milhão) na promoção do seu programa de stopover para o Brasil. Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro são as cinco primeiras cidades no País a aderir à iniciativa, que permite ao passageiro fazer uma parada de até cinco dias em uma dessas capitais antes de seguir viagem para outro local. Isso sem pagar nada a mais pelo trecho interno, que será operado pela Azul ou Gol, com as quais a TAP tem codeshare. Na prática, significa voar para dois destinos pelo preço de um. O lançamento ocorreu em clima festivo, com direito a bolo e coquetel, durante a BTL Travel Market, que ocorre até domingo em Lisboa.

O programa deve entrar em operação no Brasil a partir do segundo semestre, após a conclusão do site em
Vários idiomas e do aplicativo específicos para o stopover brasileiro, assim como a capacitação dos operadores e o lançamento da campanha de comunicação e marketing.

Qualquer cliente da TAP não só em Portugal, como em toda a Europa, poderá se beneficiar da conexão prolongada sem custo extra, o que favorece as cidades participantes com o incremento no número de turistas. Estima-se que o programa ajude a elevar em 10% o fluxo de viajantes por ano. “O stopover contribui para o crescimento das rotas. Aqui em Portugal teve um sucesso tão grande que queremos repetir no Brasil. Nas cidades de Lisboa e Porto, somente em 2018, 150 mil passageiros voaram pelo programa”, disse o presidente da companhia, Antonoaldo Neves, após assinar o acordo de parceria com os secretários de turismo dos respectivos Estados, entre eles o de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Aos governos locais caberá articular ações com o trade turístico para oferecer experiências que se agregam ao stopover e funcionam como diferencial para atrair os visitantes. É o caso de descontos em hotéis, tours gratuitos e brindes como jantares e garrafas de vinho, entre outros benefícios. “Recife pode se tornar a porta de entrada do turista europeu no Brasil. Estamos fazendo nosso dever de casa, conversando com o trade, que está elaborando os pacotes promocionais e deve concluí-los até maio”, contou Novaes, que calcula um acréscimo de R$ 11 milhões na economia pernambucana por ano a partir de quando o programa entrar em operação. “Ganha desde quem vende tapioca aos grandes resorts e o comércio em geral. Com isso, geramos ainda emprego e renda.”

De acordo com o Diretor de Marketing da TAP para o Brasil, Francisco Guarisa, as cidades escolhidas neste primeiro momento são aquelas com as quais a TAP tem uma relação mais estreita, especialmente o Recife, a rota mais antiga, que completa 53 anos no próximo mês. “Já estamos agora em conversa com Natal e São Paulo”, revelou, acrescentando que novas cidades podem ser incluídas a qualquer momento, bem como as experiências aos visitantes.

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